quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

O Tavares Correia de Garanhuns

Na sequência do trabalho que venho realizando sobre Tavares Correia, no âmbito das Artes em Seia, fui há dias parar a Garanhuns, cidade brasileira do Estado de Pernambuco e terra natal do actual Presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva.
O artista senense Tavares Correia nunca passou por Garanhuns, tendo conhecido apenas o Rio de Janeiro, mas um seu homónimo dá nome a uma praça, um hotel e várias pequenas empresas dessa cidade. Meti-me a caminho de Garanhuns na Enciclopédia Geográfica e depois no Google, com a atenção bem desperta pois é frequente nestas deambulações ocasionais topar-se com particularidades dignas de nota e de muitos sublinhados. Foi o caso.


O Tavares Correia pernambucano foi afinal o “descobridor” de Garanhuns, uma cidade a 228 km de Recife, onde residem cerca de 118 mil almas. A origem de Garanhuns remonta às guerrilhas dos escravos Quilombolas (início do século XVIII) e deve o seu nome a um pássaro preto da região, “Guiránhum”. Ganhou o estatuto de cidade em 1879.

Porém, a maior particularidade de Garanhuns é a sua localização, no alto da Serra da Borborema, a 896 metros de altitude, na região denominada Agreste. Ou seja, em pleno Estado de Pernambuco, conhecido pelas praias magníficas e calor intenso, encontra-se uma cidade cujas temperaturas médias variam entre os 9 graus no Inverno (5 nos pontos mais altos do município) e os 25 graus no Verão (18 nos locais mais elevados) e fica sobre uma reserva hidromineral. Por esta razão é considerada “a suíça brasileira”, disputando o primeiro lugar na “categoria” com outra cidade muito fria para o padrão brasileiro, Campos do Jordão, no Estado de São Paulo.

Não admira, portanto, que Garanhuns viva do turismo, vendendo as benesses refrescantes do clima e a sua famosa água mineral, mas também o vinho – sendo Julho o melhor mês para o vinho e o fondue. No Inverno, uma verdadeira multidão de gorro, cachecol e luvas, reúne-se em Garanhuns para o Festival de Inverno, nove dias de animação “24 sobre 24 horas” com vários pólos de atracção.


A animação inclui as Artes Plásticas, com destaque para a Grande Exposição de Artes Plásticas ao Ar Livre, que reúne obras dos artistas locais, realizada precisamente na Praça Tavares Correia (defronte do Relógio de Flores), com o apoio da Prefeitura de Garanhuns, através do seu Departamento de Cultura.

A Praça Tavares Correia é um dos locais mais aprazíveis da cidade, contendo o busto de Tavares Correia e o Relógio de Flores. Este relógio, único no Norte e Nordeste do Brasil, possui 4 metros de diâmetro e funciona a cristal de quartzo.

Fontes: Enciclopédia Geográfica, SRD / Guia do Recife e Pernambuco / Jornal Folha de São Paulo / IBGE e Governo do Estado de Pernambuco (informação e créditos fotográficos) / wikipedia.

2 comentários:

Anónimo disse...

Afinal quem é esse, Tavares Correia, o descobridor de Garanhuns.

Sérgio Reis disse...

Tavares Correia foi um médico brasileiro, natural de Garanhuns, que deu à cidade um Sanatório em 1927. Nos anos 60, o sanatório foi convertido em hotel, com o seu nome, e a cidade honra a sua memória através de um busto erigido na Praça do Relógio de Flores.