quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Ano Internacional da Astronomia


No ano em que se comemoram os 200 anos do nascimento de Charles Darwin, os 150 anos da publicação do seu revolucionário livro "A Origem das Espécies" e o 400º aniversário da invenção do telescópio e das primeiras observações astronómicas de Galileu Galilei, são inevitáveis as associações entre a teoria darwinista da evolução e a teoria heliocêntrica no processo de construção do Homem contemporâneo, no conhecimento de si próprio e do Mundo que possui e mobiliza para gerar mais conhecimento, rumo às estrelas.

Na cronologia das Espécies, foi apenas ontem que a descoberta de horizontes cada vez mais largos e fundos levou o Homem a erguer-se (homo erectus), deixando de olhar o chão para olhar em frente, e depois para as estrelas. Com o tempo, compreendeu a influência dos astros no quotidiano da Terra e entendeu finalmente o seu exacto lugar no Universo. Não foi por acaso que a compreensão dos fenómenos celestes registou grandes avanços no século XIX, originando uma significativa revolução das mentalidades e consequente descrédito do criacionismo (teoria bíblica da criação do mundo por Deus em sete dias).

Recordar Galileu Galilei significa, igualmente, evocar um exemplo da clarividência e persistência - que teve elevados custos: obrigado a abjurar perante a Inquisição, para salvar a vida, acabaria por morrer em prisão domiciliária nove anos depois, em 1642. Pressionada pelas evidências científicas, a Igreja absorveu as teorias defendidas por Galileu, mas a Igreja Anglicana só em Setembro de 2008 reconheceu publicamente que tratou mal Charles Darwin, pedindo desculpa por não o ter então entendido e por ter encorajado outros a não o entender.
.
.
O Ano Internacional da Astronomia possui um interesse adicional para Portugal, em especial para o Interior, já que o Coordenador Global é o português Pedro Russo (prusso@eso.org), natural de Figueira de Castelo Rodrigo. Outra figura em destaque é Rosa Doran (rosa.doran@nuclio.pt), responsável internacional pelo Galileo - Teacher Training Program.
A abertura oficial do AIA 2009 decorreu no dia 31 de Janeiro na Casa da Música, no Porto, com um programa aberto à comunidade.

Consultar programa das actividades em Portugal.
.
Espaço: a última fronteira?


“Este ano é o ano da astronomia. É também um bom ano para passar a gostar de astronomia. Eu não disse saber, embora o saber venha pelo mesmo caminho. Eu disse “gostar”, olhar com gosto, com espanto, com curiosidade, para o mundo. (...)” - José Pacheco Pereira, “A lagartixa e o jacaré”, revista ´Sábado” nº 249, 05 de Fevereiro de 2009.

Sem comentários: