segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

ARCO 09 - Crise passou ao lado


Encerrou hoje, no Parque Ferial Juan Carlos I, em Madrid, a 28ª edição da ARCO - Feira de Arte Contemporânea.

A Feira decorreu entre os dias 11 e 16 de Fevereiro (13 a 16 para o público em geral), apresentando 238 galerias de 32 países de todo o mundo, além dos Solo Projects (participantes independentes) e diversas actividades de divulgação das artes: conferências, palestras, livrarias e revistas especializadas em arte contemporânea. Nestas últimas, incluía-se uma revista portuguesa, a "Artes&Leilões".

A Índia foi o país convidado, representada por 15 galerias. Das obras de artistas indianos, destacou-se o “Aquasaurus” de Jitish Kallat, um camião feito com ossos de dinossauro.

Portugal foi representado por 12 Galerias já conhecidas da organização, incluindo uma galeria de arte de Viseu, a António Henriques (Pavilhão 10, stand 10ª40-23) e uma galeria açoriana, a Fonseca Macedo. Este ano, devido ao mau momento económico internacional, a participação portuguesa recebeu um apoio do Ministério da Cultura, materializado num "seguro de risco”.

Realizada sob o signo da crise mundial, não se esperava muito desta Feira em matéria de vendas, mas os primeiros balanços, da organização e dos galeristas, apontam para uma repetição das vendas de 2008. Registou-se uma quebra nas compras das instituições, compensada pelos compradores privados – que apostaram em valores seguros. De resto, dada a imprevisibilidade das vendas, as galerias optaram por apresentar mais artistas consagrados. No que respeita a visitantes, mais de 250 mil pessoas passaram pelo portão do Parque Ferial Juan Carlos I.

Para a edição de 2010, foi já anunciado novo corte no número de expositores e uma alteração de monta, que visa reduzir custos: em vez de um país convidado, será uma cidade a merecer destaque. Para a 29ª edição, em 2010, foi escolhida a cidade de Los Angeles.

A próxima grande feira internacional será a TEFAF 2009 - Feira Mundial de Arte e Antiguidades de Maastricht, em Março.

Mais dados sobre a ARCO 09 em:
http://www.ifema.es/ferias/arco/in.html.

Sem comentários: