quarta-feira, 11 de março de 2009

OBRAS DE ARTE EM SEIA - 4

Henadzi Lazakovich e o busto do Dr. Manuel Sousa (São Romão, 2003)

No próximo dia 25 de Março, passam 9 anos sobre o trágico desaparecimento de Manuel de Almeida Sousa (Torroselo, 11/01/1955 - Seia, 25/03/2000). Nunca será demais recordar o amigo insubstituível, optimista, voluntarioso, dedicado, incentivador, generoso. Uma das personalidades da vida senense nos anos 80 e 90, distinguiu-se na política, ensino, solidariedade e cultura.
.


Após várias homenagens, com ponto alto na homenagem póstuma na 1ª Gala do Concelho de Seia / Entrega dos prémios “Estrelas da Serra”, organizada pelo Jornal Notícias da Serra e Orfeão de Seia, em 2002, foi formada uma comissão para preparar uma grande homenagem a Manuel Sousa, em 2003.

Constituída por diversas personalidades ligadas sobretudo às colectividades do concelho, a comissão organizou uma recolha de fundos para um busto, a ser colocado à entrada da Escola Evaristo Nogueira – estabelecimento de ensino semi-particular fundado pelo homenageado, em sociedade com António Eduardo, e por ele dirigido até ao dia do fatídico acidente.

O busto foi encomendado ao escultor Soares Branco, que trabalhou a partir de várias fotografias, mas o resultado ficou aquém das expectativas da Comissão e da viúva de Manuel Sousa, Emília Sousa Esse trabalho foi posteriormente concretizado por Henadzi Lazakovich, o escultor bielorrusso radicado em Seia, que seguiu as linhas de composição de Soares Branco, bem patentes numa comparação estrutural entre os bustos do Dr. Guilherme e de Manuel Sousa.


.

A homenagem a Manuel de Almeida Sousa decorreu em 27 e 28 de Setembro de 2003, com um vasto programa de actividades centralizado na Escola Evaristo Nogueira. Na Casa Municipal da Cultura, esteve patente uma exposição fotográfica organizada pela Fototeca de Seia, “Manuel Sousa - Vida e Obra”.

Henadzi Lazakovich (Guena) nasceu em Kirovsk, Bielorrússia, em 1966. Reside em Seia desde 2002, trabalhando na Fundação Aurora Borges, em Santa Marinha.

Frequentou o Tecnicom de Arte Decorativa de Bobruisk entre 1981 e 1984 e a Universidade Pedagógica, Faculdade de Arte de Vitebsk, entre 1987 e 1993.

É pintor de Arte e escultor, trabalhando ainda na área do restauro de talha e de pintura. Participou em várias exposições colectivas em Seia, com destaque para a ARTIS – Festa das Artes e Ideias de Seia, Góis e Castanheira de Pêra (2008).


.

Em 2004, integrado numa equipa de trabalho com técnicos do Museu do Pão, esculpiu em massa de pão os bustos dos 34 Reis de Portugal, destinados a uma exposição inédita do já famoso museu senense, que decorreu entre Outubro de 2004 e Março de 2005.

Fontes: "Estrelas da Serra", Mário Jorge Branquinho, Jornal Notícias da Serra/Orfeão de Seia, 2002; site da Escola Evaristo Nogueira; Jornal Notícias da Serra; Jornal de Notícias; Porta da Estrela; Jornal de Santa Marinha.

Sem comentários: