segunda-feira, 16 de março de 2009

Nadir Afonso - O Artista que foi Arquitecto

São muito interessantes as recentes entrevistas de Nadir Afonso ao Público (ler aqui) e à SIC Notícias (ver aqui). Com uma louvável lucidez e frescura, o artista transmontano que foi arquitecto, fala de si, da sua pintura e dos seus projectos. Dos episódios pitorescos (a inscrição em Arquitectura na ESBAP, as meias de picasso, o retoque dos quadros, etc.) à Fundação Nadir Afonso, a instalar em Chaves, destaco principalmente os momentos em que o Mestre clarifica a sua posição em relação à arquitectura e à crítica de arte.
.
O que (não) surpreende nestas entrevistas é a clareza e força afirmativa do seu "manifesto" (defendendo a lógica matemática da composição, entendida também como "diálogo" entre formas e entre cores), apresentado sem rodeios e com todas as letras, mas com uma enorme humildade para um artista da sua dimensão. Transparece ainda a exigência e o rigor da sua pintura, que nos transporta para diferentes níveis de percepção/entendimento do real.
.
Com uma interessante carreira na Arquitectura, tendo trabalhado com dois dos maiores arquitectos de sempre (Le Corbusier e Oscar Niemeyer - que defendiam o oposto: o ângulo recto e a linha curva, respectivamente), cabe perfeitamente na galeria dos melhores arquitectos portugueses, ao lado de um Fernando lanhas, e logo atrás de Siza Vieira - que assina o projecto da Fundação Nadir Afonso. Aliás, a Arte Portuguesa Contemporânea possui excelentes arquitectos-pintores - um pouco pela razão apontada pelo Mestre flaviense: ao tempo, quem terminava o Curso dos Liceus nem sempre tinha "coragem" para se inscrever no Curso de Pintura.

Sem comentários: