sexta-feira, 13 de março de 2009

OBRAS DE ARTE EM SEIA - 5

Ângelo Ribeiro: Monumento aos Combatentes do Ultramar (2008)
.


A construção de um monumento aos combatentes do Ultramar era uma intenção da Câmara pelo menos desde 2000, quando o Presidente Eduardo Brito propôs homenagear os 43 jovens militares do concelho de Seia que perderam a vida na guerra colonial em África (1961-1974). Chegou a realizar-se um concurso de ideias, no qual sobressaiu a proposta de Ângelo Ribeiro, um escultor natural de Vila Nova de Gaia cujos trabalhos de pequenas dimensões/maquetas foram bastante apreciados na Artis II.

No entanto, a localização inicialmente prevista (o antigo jardim da Casa das Obras, nas traseiras da Câmara) revelou-se insuficiente para acolher o monumento com 12 metros de comprimento – um longo, ondulado e maciço painel vertical, em aço corten, que suporta os nomes dos 43 militares mortos na guerra do Ultramar. O pesado painel não apoia directamente no solo, “criando a sensação de levitação, reforçando assim a ideia da leveza do tempo», e contém uma abertura antropomórfica com 1,80 metros de altura, representando uma ausência - “uma figura ausente, uma figura vazia...». Destacada do painel, a figura que representa a memória tem uma dimensão maior, “pois a sua memória além de forte é permanente” e encontra-se sobre uma linha de cascalho – um tapete, um caminho orientado para sudeste, apontando a direcção do antigo Ultramar.


.
Segundo referiu o autor na memória descritiva, o monumento pretende “simbolizar o silêncio deixado pelos nossos soldados que caíram na guerra do Ultramar”, sendo por isso uma “homenagem ao silêncio da omnipresença das pessoas que deixaram o seu povo, as suas famílias, as suas raízes. Ao silêncio da sua dor. Ao silêncio da distância. Ao silêncio...”.

O Monumento aos Combatentes do Ultramar foi inaugurado no dia 25 de Abril de 2008, na Avenida dos Bombeiros Voluntários, junto à Urbanização Martinhos, em local aberto e relvado. Esta zona ficará brevemente mais interessante e mais movimentada pois já está a ser construída uma grande rotunda de acesso à via circular de Seia, que ligará a rotunda do Pingo Doce a São Romão, passando por Quintela.

Em 2005 e 2008, Ângelo Ribeiro expôs em Seia, primeiro na Casa Municipal da Cultura e, depois, no espaço verde da quinta do Carvalhal, no CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela, juntamente com o escultor Moisés Tomé. Na ocasião, foi editado um magnífico catálogo com toda a informação sobre os autores e as peças da exposição ao ar livre, intitulada "DE ESCULTURA".



O escultor de Gaia foi ainda o autor do troféu Campânula de Mérito Municipal, atribuído anualmente pelo Município de Seia a personalidades e instituições, pelos seus “feitos notáveis em prol do Concelho e do País, cujo mérito deve ser publicamente reconhecido”.



Ver mais obras de Ângelo Ribeiro no seu blog.



Ângelo Ribeiro nasceu em Vila Nova de Gaia em 1967. Curso de Belas Artes - Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, 1995. Desde então, vem desenvolvendo a sua actividade plástica de forma regular em torno da investigação “eu” em diálogo com o “espaço” explorando as tecnologias da pedra, do aço e do bronze. Elemento fundador do grupo de Escultura raizdecinco.

Expõe regularmente desde 1994, sobretudo em exposições colectivas, as últimas das quais:


2003: Exposição de arte Erótica, Porto; Artis II – como artista convidado, Seia; Humaniartes, Porto; Escultura, Universidade Portucalense, Porto; Arte Erótica, Gondomar; Bronzes, Galeria de Arte da Sé, Viseu.

2004: Arte erótica, Casa Eros, Porto; Com sequência, Galeria Projecto, Porto; III Prémio de Artes Plásticas-Baviera séc. XX; Workshop de Escultura em metal de Caminha, Vilar de Mouros; Exposição de Escultura, jardins da Igreja Matriz, Caminha.

2005: Exposição de Escultura, Casa Municipal da Cultura, Seia; II concurso de Artes Plásticas de Penedono; Exposição de Escultura, Auditório Municipal de Cultura, Santa Marta de Penaguião; Exposição de arte CERTAME, Gondomar; Exposição de Arte Erótica, Gondomar.


2006: III Concurso de Artes Plásticas, Penedono.

2007: LandArt na Lavandeira, Vila Nova de Gaia.

2008: De Escultura, quinta do Carvalhal, no Centro de Interpretação da Serra da Estrela, Seia.


Atelier em Pedroso, Vila Nova de Gaia.



Fontes: catálogo DE ESCULTURA (CISE-CM Seia, 2008); angeloribeiro.blogspot.com; informação oficial em www.cm-seia.pt; jornais locais Porta da Estrela e Jornal de Santa Marinha.

Sem comentários: