terça-feira, 31 de março de 2009

"Senhor e Deus" - fotografias de José Santos


Bem emoldurada pelo espírito pascal, surge esta nova exposição de fotografia de José Santos, que ainda há poucos dias encerrou a sua exposição de estreia, “Luzes”, no Museu de Grão Vasco em Viseu.

Intitulada “Senhor e Deus”, a mostra reúne quinze fotografias de grande formato, todas sobre a figura do Crucificado. O número 15 evoca as estações da Via-sacra.

Ao contrário das foto-pinturas de “Luzes”, estas fotografias perseguem assumidamente a figura do crucifixo, cuja forma difusa, etérea, acentua a espiritualidade da mera representação simbólica tradicional. Os efeitos da desfocagem e torção, desenhados pelo movimento da câmara em zoom- in e zoom-out, desdobram a imagem criando um original universo de novas leituras sugestivas.

A exposição abre ao público no dia 1 de Abril na sala de exposições do Posto de Turismo de Seia. No dia 4, a exposição será deslocada para a igreja nova de São Romão, integrando-se nas “II Jornadas do Conhecimento” , regressando no dia seguinte ao Posto de Turismo.
.



Sem comentários: