segunda-feira, 27 de abril de 2009

AFONSO HENRIQUES - 900 ANOS (1109-2009)

Estátua de D. Afonso I em Guimarães, de Soares dos Reis (1887)


Várias cidades do país comemoram em 2009 os 900 anos do nascimento de D. Afonso Henriques, fundador da nacionalidade e primeiro rei de Portugal.

Guimarães é o palco privilegiado destas iniciativas, mas outras cidades indissociáveis da vida de Afonso Henriques e da fundação da nacionalidade, como Viseu e Santarém, também se associam às comemorações.


Em Guimarães, sob o lema “900 anos, 900 horas”, as mais diversas instituições da cidade, evocam o nascimento, a vida e a obra de D. Afonso Henriques: Biblioteca Municipal Raul Brandão, o Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, a Sociedade Martins Sarmento, o Museu de Alberto Sampaio e o Paço dos Duques de Bragança, para além da Câmara Municipal de Guimarães, que coordena o programa, e de quase todas as escolas do concelho.


O programa iniciou-se em Janeiro, com a 1ª Mostra de Música Moderna de Guimarães, e terá o seu ponto alto a 24 de Julho, com a cerimónia de homenagem a D. Afonso Henriques, que será presidida pelo Presidente da República.

Este intenso e exigente programa comemorativo em Guimarães serve ainda para preparar a Capital Europeia da Cultura de 2012.

Na apresentação do programa das comemorações, foi ainda anunciado o regresso da estátua de D. Afonso Henriques ao seu local primitivo, nos jardins da Alameda de S. Dâmaso. A estátua é da autoria de Soares dos Reis, considerado o maior escultor português do século XIX, que a realizou em 1887. Em Lisboa, no Castelo de S. Jorge, existe uma réplica da estátua de Soares dos Reis, oferecida pela cidade do Porto e inaugurada em 1947.

1 comentário:

Anónimo disse...

A minha opinião é de que, enquanto não houver um documento, um escrito ou testemunho fidedigno que corrobore outra versão que não o nascimento do infante em Guimarães, a tradição, a historicidade do berço deve prevalecer. Existe agora um livro muito interessante, de Pedro Seromenho, editado pela Opera Omnia, que retrata o primeiro rei em formato de aventura medieval. Prende-nos da primeira até à última página e faz-nos viajar, com a braveza e estoicidade dos cavaleiros da época, nas suas batalhas, bafordos, conquistas e vitórias. O público juvenil e adulto devia estar atento a esta obra. Creio que as ilustrações, que também são da autoria de Seromenho, estão ora expostas no Museu Alberto Sampaio, em Guimarães. Dêem uma espreitadela: http://seromenho.blogspot.com/2009/03/900-historia-de-um-rei-o-meu-novo.html