sábado, 27 de junho de 2009

OBRAS DE ARTE EM SEIA - 8

António Ménagé Mota Veiga
Monumento à Liberdade

Nascido em Seia em 1960, António Jorge Ménagé Melo Mota Veiga é um dos artistas senenses menos visto em exposições. Tal como Maria Emília Gil (Castelo Bom, Guarda, 1956), por exemplo, Ménagé tem desenvolvido a sua actividade criativa no âmbito do ensino (sendo ambos Professores de Educação Visual) e familiar.

Os meus registos apontam-me apenas duas exposições de Ménagé em Seia, uma individual em 1996 (15 obras de pintura a acrílico, na sala de exposições da Biblioteca Municipal de Seia, entre 15 e 31 de Janeiro), e outra colectiva (duas obras, a óleo e técnica mista, na Exposição Nacional de Pintura/Prémio Tavares Correia, Salão dos Mombeiros Voluntários de Seia, 1993).

Ao tempo, o artista praticava uma pintura de estilo clássico mas optando por temas e conteúdos comunicativos com alguma carga humorística, um estilo que classificou como “hiper-realismo regional”.
.
Em 1999, um projecto de sua autoria, o monumento à Liberdade, foi concretizado pelos alunos de Educação Tecnológica da Escola EB 2,3 Nº1 de Seia (actual EB 2, 3 Dr. Guilherme Correia de Carvalho), onde leccionava, e inaugurado em Junho de 1999 pelo Governador Civil da Guarda. Colocada no largo principal da escola, enquadrada por um pequeno lago, a estátua representava uma criança a voar no dorso de uma ave do paraíso. O monumento completava-se com uma placa na qual se lia:

“A liberdade de ensinar
O direito de aprender
O infinito por limite”

Presentemente, apenas existe parte do monumento, como se pode ver na fotografia abaixo, mas ele merece figurar todo inteiro e por direito próprio no roteiro das Artes em Seia.



Fontes
Porta da Estrela Nº 418 , 10/01/1996.
Jornal de Santa Marinha Nº 70, 16/01/1996.

1 comentário:

Ménagé disse...

O projecto do monumento à liberdade, como lhe chama, incluía uma placa com os seguinte Poema:

" Nas asas da imaginação,
às alturas do saber...
voa a criança em direcção ! "

Um abraço

Ménagé