sábado, 15 de agosto de 2009

"A Dança dos Ursos"


As grandes exposições colectivas com suporte comum – projectos de arte pública que conciliam a escultura, pintura e instalação, como a exposição itinerante de vacas pintadas, que percorreu diversas cidades europeias – são já populares na Europa. Neste Verão, ocorrem em Portugal duas iniciativas do género, no Porto (“O Homem Total”, promovida pelo Espaço T) e no Algarve (“Dança dos Ursos”, promovida por Karl Heinz Stock com apoio da Câmara Municipal de Lagoa e inserida no programa Allgarve’09).

Inspirado no projecto “Buddy Bears” (Berlim, 2002) e sob o tema “Evolução”, a exposição itinerante algarvia consta de 35 ursos criados desde 2008 pela equipa de escultores e artesãos do KHSculptureGroup e pintados por diversos artistas de várias nacionalidades residentes no Algarve e em Lisboa. Segundo os organizadores, que citam o filósofo chinês Lao Tse (“A viagem de dez mil milhas começa com o primeiro passo”), a exposição pretende “estimular as pessoas e criar um impulso positivo, para demonstrar que é necessário seguir em frente."

Os artistas envolvidos na iniciativa são os seguintes (pela ordem do cartaz): António Alonso; Toin Adams; Petra van Allen; Sofia Barreto; Stela Barreto; Brigitte Baumann; Sylvain Bongard; Cláudia Brito; Ana Canto; Franco Charais; Tara Esaguy Cohen; A. Pedro Correia; Jessica Dunn; João Espada; Meinke Flesseman; Charlie Holt; Brigitte von Humboldt; Mariola Landowska; Vitali Manich; Marion Riddering; Robalot; Ivan Ulmann; Bento Ventura; Kerstin Wagner; Matthew White e Kasia Wrona.

Dois destes artistas já mostraram as suas obras em Seia: Stela Barreto (1993 e 1996) e Mariola Landowska (Artis III, 2004).

A mostra foi inaugurada no dia 19 de Junho em Estombar, por ocasião do Festival de Jazz de Lagoa, tendo já passado pela Praia do Carvoeiro e Monchique. Presentemente, encontra-se no exterior do Museu de Portimão até 16 de Agosto, sendo depois integrada na Fatacil, que decorre em Lagoa entre 21 e 30 de Agosto. De 18 de Setembro a 05 de Outubro, “A Dança dos Ursos” pode ser vista em Loulé (Castelo).

Karl Heinz Stock nasceu na Alemanha e desenvolveu intensa actividade empresarial no sector dos combustíveis e do imobiliário, na Europa e na Rússia. Encantado com o Algarve, comprou em 2007 a Quinta dos Vales, em Estombar (Lagoa) para se dedicar à produção de vinho de qualidade (“Marquês dos Vales”, primeira medalha de ouro atribuída no estrangeiro a um vinho Algarvio) e à sua paixão pela escultura, tendo criado na quinta o atelier KHSculptureGroup.



António Alonso




Stela Barreto

Sem comentários: