segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ARTE NO METRO

Jovens artistas nos bilhetes de Metro

O novo projecto (1) do Metro do Porto e o Metropolitano de Lisboa designa-se “Próxima Paragem Cultura” e pretende dar a conhecer ao grande público 20 obras de pintura, desenho e fotografia de jovens artistas nacionais. Foi apresentado no dia 9 de Setembro na Estação de Metro de S. Bento, no Porto, com a presença da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.
.
Numa primeira fase, com início em Outubro, serão divulgadas 5 obras dos artistas Ana Sério, Domingos Loureiro, Joana Rego, Mónica Oliveira e Pedro Pires, através de imagens reproduzidas nos títulos de viagem e nos placards electrónicos das estações. Os restantes artistas serão seleccionados por uma Comissão de Arte e Cultura do Metropolitano de Lisboa, presidida por Salvato Telles de Menezes - Administrador-Delegado da Fundação D. Luís.

A divulgação de conteúdos através dos bilhetes de Metro é uma novidade em Portugal mas já foi testada noutros países. No entanto, é a primeira vez que se recorre a bilhetes de transporte para promover jovens artistas.

E porquê estes artistas e não outros? Uma possível resposta a esta pergunta pode ser encontrada num texto de Salvato Telles de Menezes, publicado a propósito de uma exposição de Ana Sério (2):

“(…) Há artistas assim. Artistas que gerem a sua carreira no estrito quadro das linhas de força muito precisas, rigorosas, em que a discrição atinge um valor central, inviolável. Agem metodicamente, desenvolvem as suas buscas estéticas, plasmam as suas ideias em tela, papel ou outro suporte qualquer, no refúgio dos seus locais de trabalho, sem desvios oportunistas, sem estarem preocupados com benefícios alheios às suas próprias exigências intelectuais e à obrigação que sentem de se exprimirem libertos de quaisquer constrangimentos sejam eles desta ou daquela índole. São seres delicados, frequentemente ariscos e inseguros, um pouco desatentos à necessidade, imposta pela sociedade de consumo actual, de se exporem ao reconhecimento público. (…)”
.
Já agora, uma curiosidade: em 2007, apareceram no blogue wishes-heros uma série de desenhos que o jovem ilustrador Ricardo Rodrigues (“Desejos de Natal”, da Civilização) ia fazendo nos bilhetes durante as viagens de Metro. A 18 de Maio de 2007, Paula Costa deixou o seguinte comentário:

“Esses bilhetes do metro são o máximo! Se os senhores do metropolitano te "apanham" ainda te pedem para fazer o novo design dos mesmos!!”

Parece que alguém aproveitou (?) a ideia. Mais de dois anos depois, foram “apanhados” – para já – os artistas Domingos Loureiro, Joana Rego, Pedro Pires, Mónica Oliveira e Ana Sério. Ricardo Rodrigues será um dos próximos?

Simples e efémeros, os bilhetes de Metro entram agora (em Portugal) na lista de suportes alternativos de promoção, juntando-se os selos de correio, caixas e carteiras de fósforos, pacotes de açúcar, calendários de bolso e cartões telefónicos - que são hoje típicos objectos de colecção (3).

Mas quem são os 5 artistas seleccionados para inaugurar a “colecção de arte” nos bilhetes do Metro “Próxima Paragem Cultura”?

Ana Sério nasceu em Oeiras em 1976. Licenciatura em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (2001-2002). Mestrado em Pintura na Norwich School of Art and Design, Inglaterra.
Participou em diversas exposições colectivas desde 1998. Entre as várias exposições individuais que realizou, destacam-se as da Galeria Barata (Prémio de Pintura João Barata, 2001, e “A Forma das Cores”, 2004), a MA FA Exhibition 2002, na Norwich School of Art e Design, e na Galeria Municipal Paços do Concelho de Torres Vedras (2006).
Distinguida com o Prémio de Pintura João Barata em 2000 e com o Prémio Artur Bual em 2005, a artista recebeu Menções Honrosas no Salão de Primavera do Casino Estoril em 2002 e 2003, no Prémio Fundação Marquês de Pombal em 2003 e 2005, e no Prémio D. Fernando II da Câmara Municipal de Sintra em 2004.

Domingos Loureiro nasceu em Valongo em 1977. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (1996 a 2001). Em 2001, frequentou a Kunst Akademy em Karlsruhe, Alemanha. Mestrado de Pintura da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Começou a expor em 1998, em mostras colectivas, tendo participado na ARCO de Madrid e na Feira de Arte de Basileia, através da galeria Plumba, de Madrid, e da Galeria 24B, de Oeiras. Expôs individualmente em Ermesinde, Sintra, Braga, Porto, Oeiras.
Prémios: Prémio Sousa Pinto – Artvallis, 1999 e 2001; Prémio de Revelação D. Fernando II, 2003; Prémio de Pintura D. Fernando II, 2004.
Realiza trabalhos de grande dimensão, em Mdf escavado, que funcionam como “grandes matrizes de xilogravura” com “um aspecto próximo de objectos cerâmicos e de design relegando para segundo plano a imagem”, permitindo o contacto táctil do público com a obra de arte.

Joana Rêgo nasceu no Porto em 1970. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes do Porto (1995). Mestrado em Pintura no San Francisco Art Institute, EUA (1999). Doutoramento pela Universidade de Vigo / Pontevedra e ESAP.
Pintora e Professora do Ensino Superior, expõe colectivamente desde 1993, tendo participado em várias edições da ARCO de Madrid (1999 a 2004) através da Galeria Fernando Santos. Realizou a sua primeira exposição individual em 1996, na Cooperativa Árvore, tendo exposto depois em Amarante, San Francisco (EUA), Vila Nova de Cerveira, Porto, Roterdão (Holanda), Lisboa, Olhão, Vigo (Espanha), Viana do Castelo, Guimarães, Aveiro.

Mónica Oliveira nasceu no Porto em 1971. Vive e trabalha actualmente no Porto. Licenciatura em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (1994). Doutoramento em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Salamanca (2000).
Entre 1995 e 1996, foi bolseira do Ministério dos Negócios Estrangeiros e, de 1996 a 1999, do Ministério da Educação - Gabinete de Gestão Prodep.

Pedro Pires nasceu em Luanda em 1978. Reside e trabalha actualmente em Albarraque. Licenciado em Escultura na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa (2005). Em 2004, frequentou em Atenas a escola superior de artes Anotati Scholi Kalon Texnon como bolseiro do programa Erasmus.
Autor da escultura pública “Homem Muralha”, no Parque das Nações, Lisboa (2008), foi distinguido com uma Menção Honrosa na X Edição do Prémio D. Fernando II, em 2008.
Participou em várias exposições colectivas e projectos em diversos pontos do país. Entre as suas exposições individuais, destacam-se: “Desenhos de Pólvora” (Oeiras, 2007); as exposições na Galeria Arte Periférica (Lisboa, 2007 e 2008); “Gunpowder Men” (Galeria Designersdotgallery, Atenas, Grécia, 2008); “Habitar” (Centro Cultural Mestre José Rodrigues, Alfândega da Fé e Braga, 2008).

(1)-Tal como acontece noutros países, alguns deles com mais e melhores tradições artísticas, o Metro nacional tem concedido um importante espaço de divulgação à arte e aos artistas portugueses, sobretudo nos amplos espaços das estações de Metro, “intrometendo” diversas propostas artísticas no quotidiano das duas maiores cidades do nosso país. No entanto, essa ligação às artes tem privilegiado artistas consagrados.

(2)- Galeria Municipal dos Paços do Concelho de Torres Vedras, 14 de Setembro a 13 de Outubro de 2006.

(3)-Sem esquecer que podem ser igualmente reutilizados para habilidades mais ou menos artísticas, como fizeram em 2007 os funcionários do metro de Osaka - ou o ilustrador Hubert de Lartigue, que explica no seu site como fazer origami com bilhetes de Metro.

Sem comentários: