sábado, 10 de outubro de 2009

OBRAS DE ARTE EM SEIA - 9


Ângelo Ribeiro: Monumento aos Trabalhadores Têxteis (2009)

Localizada na rotunda de acesso ao Centro Escolar de Seia, em plena Rua José Tavares Correia de Carvalho, o Monumento aos Trabalhadores Têxteis foi inaugurado juntamente com o edifício concebido pelo arquitecto Miguel Krippahl, no dia 11 de Setembro de 2009.

Alguns anos após a colocação de um tear industrial na rotunda da Praça Fernandes Simões, junto à Beira Lã (ex-Fisel), evocando a ligação histórica de Seia à indústria têxtil, a autarquia decidiu, segundo disse Eduardo Brito na inauguração, “homenagear uma geração de mulheres e homens que trabalharam na indústria têxtil” (…) e “que em circunstâncias muito difíceis ajudaram a construir aquilo que somos hoje”.


Para homenagear esses senenses, foi escolhida uma obra de Ângelo Ribeiro, o escultor de Gaia que tem colaborado com a autarquia de Seia na área da escultura pública.


Em 2005 e 2008, Ângelo Ribeiro expôs em Seia, primeiro na Casa Municipal da Cultura e, depois, no espaço verde da quinta do Carvalhal, no CISE - Centro de Interpretação da Serra da Estrela, juntamente com o escultor Moisés Tomé. O escultor gaiense concebeu o Monumento aos Combatentes do Ultramar, inaugurado no dia 25 de Abril de 2008, e o troféu Campânula de Mérito Municipal, atribuído anualmente pelo Município de Seia a personalidades e instituições do concelho.





A escultura inspira-se nas obras de Claes Oldenburg, escultor da Pop Art americana, famoso por reproduzir objectos de uso corrente a uma escala incomum, sendo composta por duas formas dinâmicas simplificadas e uma terceira estática, quase vertical. Uma primeira observação mostra-nos claramente uma tira de tecido e uma agulha de coser com a linha (vermelha) enfiada. No entanto, outra leitura mais abrangente é possível, já que a conjugação das formas dinâmicas sugere um navio (casco/mastro/vela), representando a determinação para o futuro (viagem, descoberta, conquista). A orientação do monumento também é significativa (voltada para a ex-Fisel e Fercol, com a paisagem aberta a servir de fundo), mesmo considerando que, nessa posição, tem melhor visibilidade de ambos os lados da referida rua.
.
A área envolvente da escultura foi cuidada e o monumento completa-se com alguns dados evocativos.

O Monumento aos Trabalhadores Têxteis e o Centro Escolar de Seia foram as últimas obras inauguradas por Eduardo Brito, que deixa este ano a autarquia senense, após mais de trinta anos de actividade autárquica.

Sem comentários: