terça-feira, 27 de outubro de 2009

Prémio Amadeo de Souza-Cardoso 2009

Exposição de obras concorrentes ao Prémio Amadeo de Souza-Cardoso 2009, Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso, Amarante, 31 de Outubro de 2009 a 03 de Janeiro de 2010. Entrada livre.


João Vieira e Ana Luísa Ribeiro foram os artistas portugueses distinguidos este ano na 7ª edição do Prémio Amadeo de Souza-Cardoso.

Ana Luísa Ribeiro nasceu em Lisboa em 1962. Estudou Bioquímica em Coimbra e Lisboa e realizou estudos de pintura na Ar.Co, Lisboa, entre 1988 e 1992. No ano seguinte, iniciou no Royal College of Art, em Londres, uma série de estudos no estrangeiro, tendo sido bolseira da Fundação Luso-Americana e da Fundação Calouste Gulbenkian. MA (“Master of Arts”) em Belas Artes (1) pelo Goldsmiths College, Universidade de Londres, em 1995. Vive e trabalha em Colónia, Berlim e Lisboa. Ver o site de Ana Luísa Ribeiro AQUI e a obra vencedora no site do Museu.

Concorreram ao prémio Amadeo de Souza-Cardoso 289 artistas, com o total de 483 obras. Para a exposição, foram seleccionadas 72 obras de 49 artistas.

O Grande Prémio Amadeo de Souza-Cardoso foi atribuído a João Vieira (1934-2009), a título póstumo. O artista, falecido no início de Setembro, explorou os valores formais e simbólicos das letras do alfabeto, pelo que a distinção da obra “Sem título (Subject metter)”, de Ana Luísa Ribeiro, permite reconhecer pontos de contacto e estabelecer correspondências entre as duas abordagens plásticas.

Os prémios serão entregues a 31 de Outubro, pelas 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Amarante, possivelmente com a presença da nova Ministra da Cultura (2).


(1) - O M.A. – “Master of Arts” – é o segundo grau universitário em Artes no Reino Unido, excepto na Escócia, onde é o primeiro.
(2) - Presença sujeita a confirmação, segundo o Convite.

Sem comentários: