quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Ana Carvalhal

Exposição de Pintura, Escultura e Fotografia de Ana Carvalhal no Foyer do Cine-Teatro da Casa Municipal da Cultura – Seia. Até 31 de Dezembro 2009.


Ana Carvalhal assume-se cada vez mais como uma artista senense multifacetada, abordando um variado número de técnicas expressivas, que vai explorando separadamente e expondo em conjunto.
.
Desenha e pinta desde muito nova, incentivada por seu pai, o Engº João Augusto Monteiro Coelho dos Santos – a quem dedicou esta exposição. Formada em Artes Decorativas na Escola Soares dos Reis, no Porto, realizou diversos trabalhos de design, cerâmica, azulejaria, escultura, vitral, fotografia, decoração de interiores. A sua preferência vai, contudo, para a pintura, tendo frequentado um curso na Cooperativa Árvore, no Porto. Em 2007, começou a esculpir em mármore e granito.
.
Segundo a artista, esta mostra possui aspectos didácticos, na medida em que “permite uma amostragem do uso de alguns materiais e técnicas de arte, como a pintura a óleo, o mármore e a fotografia”.

Na pintura, algumas telas evidenciam boa intensidade expressiva, com destaque para “Presépio”, uma obra onde incorporou outros materiais. Os “Nus” precisariam talvez de mais desenho, para definir e sublinhar as formas, ou, em alternativa, de uma abordagem livre que dispensasse o desenho para entregar à cor toda a matéria do tema.

Na escultura, a artista sintetizou elementos decorativos e simbólicos através de formas que nem sempre fazem esquecer a rigidez inicial do bloco esculpido. No entanto, são obras que surpreendem pela sua simplicidade formal e grande eficácia comunicativa.


Ana Maria do Carvalhal Coelho dos Santos nasceu em Seia, a 25 de Junho de 1962. Reside em Seia.Curso de Artes Decorativas na Escola Soares dos Reis, Porto. Frequentou a Cooperativa Árvore, no Porto.

Co-organizou (com Teresa Ruas) a 1ª Exposição Colectiva de Artistas Senenses na Biblioteca Municipal de Seia, integrada no programa da Feira do Queijo’96. Fez parte da comissão organizadora da I Exposição Colectiva de Artistas Senenses, 1999.

Expõe desde 1985.

Exposições individuais:

Pousada de Santa Bárbara (1992); Gouveia (1992); “O Nu” (Biblioteca Municipal de Seia, 1995); “O Mar” (Salão das Magnólias, Seia, 13 a 28 de Fevereiro de 1997); Casa Municipal da Cultura de Seia (Dezembro 2009); Casa Municipal da Cultura Dr. César de Oliveira (Oliveira do Hospital, Junho 2010).

Exposições colectivas (selecção):

Exposição Nacional de Pintura/Prémio Tavares Correia (Seia, 1993, Lisboa e Porto, 1994); Casino Peninsular (Figueira da Foz, 1993); Exposição Colectiva de Pintores Escultores na Galeria Almedina e no Centro de Juventude (Coimbra, 1995); Exposição Colectiva “Mulheres Artistas” (Seia, Dia da Mulher, 1996); 1ª Exposição Colectiva (Biblioteca Municipal de Seia, 1996); “25 de Abril” (Salão das Magnólias, Seia, Abril de 1997); Salão das Magnólias (Seia, 1997, 98); I, II e III Exposição Colectiva de Artistas Senenses (Seia, 1999, 2000 e 2001); e em todas as edições da ARTIS (2002 a 2009); Exposição na Galeria Filantrópica (Póvoa de Varzim, 2000); Colectiva de Artistas Senenses em Lisboa, Centro Cultural Casapiano (Belém, Setembro e Outubro de 2004).

Prémios:

2º Lugar – Prémio do Público na Exposição Nacional de Pintura/Prémio Tavares Correia (Seia, 1993).





"Presépio"










Sem comentários: