terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Nuno de Campos

Hiper-realismo de pequeno formato

Quase desconhecido em Portugal, o artista português Nuno de Campos (Porto, 1969), vive e trabalha em Nova Iorque. Faz parte do já vasto e diversificado número de jovens artistas nacionais que procuraram mais formação e oportunidades no estrangeiro, em residências temporárias – quase sempre com bolsas de Fundações – ou em permanência.

Depois de nove meses em Chicago, Nuno de Campos prosseguiu os estudos artisticos em Boston (School of the Museum of Fine Arts) e Medford (Tufts University) com uma bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian e da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (1996-1998). Em 1999, concluiu o mestrado (Master of Fine Arts) e realizou a sua primeira exposição individual na Clifford-Smith Gallery, em Boston.

A exposição intitulava-se “Lap” e constava de sete pequenos quadros hiper-realistas pintados a têmpera, representando as mãos e o colo de uma mulher sentada. As sugestões emocionais e sexuais apareceram acentuados e reforçados nos trabalhos da exposição “Lap and Beyond”, que apresentou em 2001 na mesma galeria.

“O colo é representado como um lugar mútuo de domínio e dependência. Esta duplicidade reflecte a íntima separação entre a objectificação e adoração, que caracteriza o acto de pintar” (Nuno de Campos).

A pintura realista /hiper-realista encontra-se em recuperação em diversos países, sobretudo nos EUA, por acção de artistas como Sean Landers, Elizabeth Peyton ou Laura Owens.

Em 2005, Nuno de Campos apresentou-se em Portugal com três exposições: na Bienal de Cerveira, na Universidade de Coimbra e em Lisboa, no novo espaço Arte Contempo – mostra integrada no projecto “ac #”.

Exposições (selecção):

Lap - Clifford-Smith Gallery, Boston, EUA (1999)
Art Institute of Boston (2000)
Lap and Beyond - Clifford-Smith Gallery, Boston, EUA (2001,
Clifford-Smith Gallery, Boston, EUA (2003)
She’s Come Undone – Artemis Greeberg Van Doren Gallery (2004)
Private Lives - Westby Gallery, Rowan University, New Jersey, EUA (2004)
Desenhar discurso: digressões sobre uma urbanidade disruptiva - Bienal de Cerveira, Portugal (2005)
Extended Painting - Prague Biennale 2, Praga, República Checa (2005)
Segunda Língua - Reitoria da Universidade de Coimbra, Portugal (2005)
Bichos Nossos, Nossos Bichos - Arte Contempo, Lisboa, Portugal (2005)
The Outwin Boochever Portrait Competition Exhibition - National Portrait Gallery, Smithsonian Institution, Washington DC, EUA (2006).

Sem comentários: