quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O surrealismo pop de Tim Burton, alegado sucessor de Warhol

Museu de Arte Moderna de New York (MoMa), 22 de Novembro 2009 a 26 de Abril de 2010.

A máquina americana de fazer e multiplicar dólares já arranjou substituto para Andy Warhol, a julgar pelos elogios do director do MoMa por ocasião da inauguração da retrospectiva de Tim Burton, criador, argumentista, produtor e realizador de filmes negros e criador de personagens estranhos. Aparentemente estranhos, pois bem lá no fundo eles são assustadoramente reais.
.

Timothy William Burton (Burbank, EUA, 25 de Agosto de 1958), desenha desde muito novo e a qualidade dos seus trabalhos foi reconhecida pela Disney, que lhe concedeu uma bolsa para estudar Animação no Instituto das Artes da Califórnia e o contratou três anos depois como aprendiz de animador.

Nos anos em que trabalhou na Walt Disney Studios, Tim Burton desenvolveu conhecimentos de direcção artística e realizou o seu primeiro filme, a curta-metragem “Vincent”, cujo personagem principal era inspirado no actor Vincent Price. No entanto, as suas histórias e personagens nada tinham a ver com as rigorosas orientações morais da Disney - que originavam uma tipologia muito codificada de personagens “bons” e “maus” - e eram pouco recomendáveis para crianças. A segunda curta-metragem de Burton, “Frankeweenie” (1984), conta simplesmente a história de um menino que ressuscita o seu cão, mas o seu livro infantil "O Triste Fim do Pequeno Menino Ostra e Outras Histórias" (1997), fala de violência familiar, suicídio, sexo não-explícito e traição extraconjugal – para além da falta de um final feliz, como se anuncia logo no título.

Já em 2009, foi anunciada a realização de uma grande exposição retrospectiva da sua obra no Museu de Arte Moderna de New York (Museum of Modern Art - MoMa). Intitulada simplesmente “Tim Burton”, a mostra reúne mais de 700 obras do realizador, desenhos, pinturas, fotografias, esculturas e textos relacionados com o “surrealismo pop”, entre as quais centenas de peças inéditas e outras ligadas aos seus trabalhos teatrais e filmes, tais como fatos, bonecos, maquetas e storyboards, A retrospectiva inclui ainda um ciclo de cinema que oferece uma selecção de filmes do realizador.

VER imagens da exposição no site fanpop e no blogue “Diário de Nova York".

São também particularmente interessantes, as encenações de Burton sobre o Halloween, fotografadas por Tim Walker para a revista Harper´s Bazaar de Outubro 2009.

A estreia em Portugal do novo filme do realizador-artista, “Tim Burton’s Alice in Wonderland”, está prevista para 04 de Março de 2010. Com base nos ambientes e personagens criados por Lewis Carroll na obra “Alice's Adventures in Wonderland” (1865), o filme dá continuidade à história original e conta com a participação de Johnny Depp (“Edward Scissorhands “, “Charlie and the Chocolate Factory”, ”Corpse Bride”, “Sweeney Todd”), Helena Bonhan Carter (“Planet of the Apes”, “Big Fish”, “Charlie and the Chocolate Factory”,”Corpse Bride”, “Sweeney Todd”) Mia Wasikowska (no papel de Alice) e Anne Hathaway. Segundo foi anunciado, será uma mistura de live-action (Alice no mundo real) com 3D em captura de movimentos (Alice no País das Maravilhas). Esta técnica de animação 3D baseada em movimentos reais do corpo humano permite os mais diversos efeitos especiais e possui enorme riqueza plástica, como se viu no filme “A Lenda de Beowulf”, que regista a participação de Angelina Jolie.

Sem comentários: