sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

2010, Ano Internacional da Biodiversidade

De acordo com a resolução 61/203 da Assembleia Geral das Nações Unidas de 20 de Dezembro de 2006, 2010 será o Ano Internacional da Biodiversidade.

Por Biodiversidade entende-se a diversidade biológica, ou seja, a variedade de genes, espécies e ecossistemas que constituem a vida no planeta.

A decisão levou em conta a perda contínua da biodiversidade, com graves consequências para o mundo natural e o bem-estar humano. A natureza fornece-nos os elementos necessários à nossa vida e ao nosso bem-estar, havendo um limite para a capacidade de reposição natural e de substituição, pelo engenho humano e pela tecnologia, desses serviços naturais. Além disso, a natureza está na base de numerosas actividades recreativas, turísticas e culturais.

As principais causas de alterações nos habitats naturais, resultantes dos sistemas intensivos de produção agrícola, da construção, da exploração de pedreiras, da sobrexploração das florestas, oceanos, rios, lagos e solos, da introdução de espécies alóctones invasivas, da poluição e, cada vez mais, das alterações climáticas globais.

O ponto alto do Ano Internacional da Biodiversidade será a Convenção sobre Diversidade Biológica (Convention on Biological Diversity), cujo objectivo será envolver as mais diversas organizações e agentes internacionais no combate à perda da biodiversidade, através do estabelecimento de acordos multilaterais ambientais.

Parar a perda da biodiversidade é uma absoluta prioridade para a EU e um objectivo essencial para a Humanidade” (Stavros Dimas - Comissário Europeu do Ambiente).
.
Documentos:
Decreto Lei nº 21/93 de 21 de Junho - ratifica a Convenção da Biodiversidade (pdf).
RCM nº 152/2001 de 11 Outubro - aprova a Estratégia Nacional da Conservação da Natureza e Biodiversidade (pdf).
.

Sem comentários: