segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Pio Silva

Pio Silva, "New York After", 2009

Há dias, a propósito do Haiti (da medonha tragédia que se abateu sobre este pequeno país que reparte a ilha Hispaníola com a República Dominicana, de caras com Cuba), procurei saber de artistas portugueses que terão andado por essas paragens mas só encontrei um jovem artista francês luso-descendente, Pio Silva, que viveu e trabalhou na República Dominicana.

É inevitável encontrarmos portugueses nos recantos mais improváveis e omissos do planeta (12 no Haiti, à data do sismo), cumprindo a sua vocação de exploradores, aventureiros e comerciantes totalmente adaptados ao meio adoptivo e cultura adoptada.

Pio Silva é disso exemplo. Nascido em Paris em 1970, entre 1994 e 2003 viveu e trabalhou em França, Grécia, Senegal, Brasil, Tunísia, República Dominicana, Bahamas, Mexico, Cuba. Actualmente, vive entre Paris e Lisboa. Trabalha na capital portuguesa desde 2003, desenvolvendo um curioso trabalho criativo recorrendo a materiais vulgares, de uso corrente (arame, fios eléctricos, tubos de plástico, fita adesiva de várias cores, etc.), propondo uma revisitação dos letreiros e anúncios de néon – que tanto clareiam os céus de Las Vegas como iluminam as noites de Santo Domingo ou de Havana, locais bem conhecidos do artista, que passou largas temporadas no México, Bahamas e Cuba, para além da Grécia e Senegal.

Pio Silva nasceu em Paris em 1970.
Formado em Design de mobiliário na Andée Charles Boulle School, Paris, França (1988-1991) e na Cfa Rueil-malmaison, França.

Exposições individuais e colectivas

“The new normal” arthobler gallery , Porto (Novembro 2009)
“ Guantanamo “ na ler devagar / ARThobler gallery , Lisboa (Setembro 2009)
“ Palco das artes e cultura Chiado “ associação de valorização do chiado . Lisboa (Julho a Setembro 2009)
Artmadrid Fair - Espanha. Galeria Artlounge, Lisboa (Fevereiro 2009)
”Terras ocupadas” , Galeria Artlounge, Lisboa (Novembro 2008)
Exposição na Sociedade de Instrução Guilherme Cossoul, Lisboa (Fevereiro 2004)
Exposição no Palácio Sotto Mayor, Lisboa (Maio 2004)
Exposição na casa da Guia, Cascais (Dezembro 2003)
Exposição no Hotel Cohiba, Habana, Cuba (Novembro 2001)
Exposição no Viva Maya Hotel" Playa del Carmen, Mexico (Abril 2000)
Exposição no Viva Dominicus Hotel, Rep. Dominicana (Novemnro 1999)
Exposição no Club Med, Cap Skiring, Senegal (Fevereiro 1996).

De 1994 a 2003 trabalhou como designer para os Ateliers Devineaux (Paris, França), Club Mediteranée (França , Grécia, Senegal , Brasil . Tunisia), Viva resorts (República Dominicana, Bahamas, México, Cuba).

Entre 2006 e 2009, desenvolveu o projecto “Pio For Boss” para a Hugo Boss Espanha&Portugal.

Sem comentários: