sábado, 13 de fevereiro de 2010

Banksy, o artista sem rosto


Conhecido pelos seus trabalhos de rua em Londres, Bansky terá nascido em Bristol em 1975 – não se sabe ao certo, já que ninguém confirma a sua verdadeira identidade. Há entrevistas e até uma notícia que alegadamente revela o seu rosto mas subsiste a dúvida, alimentada pelo próprio artista no seu site.

Os seus graffittis e pinturas de rua, utilizando stencil, são a sua marca pessoal. Inesperadas e divertidas, as suas obras revelam grande cuidado ao nível da concepção e despertam facilmente a simpatia do observador. Através de imagens irónicas e sarcásticas, carregadas de crítica social, questiona os conceitos de autoridade e poder, chegando a realizar acções não autorizadas nos jardins zoológicos de Londres e de Bristol (entrando nas jaulas dos animais para deixar mensagens ao público visitante) ou na Disneylândia da Califórnia, EUA (boneco insuflável representando um prisioneiro de Guantánamo) em 2006.

A sua maior ousadia até à data foi levada a cabo em 2004, quando entrou no Museu do Louvre com uma tela de sua autoria com uma interpretação pessoal da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, e pendurou-a sem cerimónias numa das paredes do museu.

Recentemente, realizou o seu primeiro filme, “Exit Through The Gift Shop”, que estreou no Festival de Filmes de Sundance (21 a 31 de Janeiro de 2010) e que será apresentado extra-concurso no 60º Festival de Cinema de Berlim / Berlinale, que decorre entre 11 e 21 de Fevereiro de 2010.

Notícia do Evening Standard (Julho 2004), mostrando o verdadeiro (?) rosto de Banksy

Sem comentários: