quarta-feira, 3 de março de 2010

Fotografias de Herman Mertens em Seia


“LIGAÇÃO” - Fotografia de Herman Mertens, Foyer do Cine-Teatro da Casa Municipal da Cutura de Seia, de 12* de Março a 30 de Abril.
*A abertura foi adiada para o dia 12, por motivos imprevistos.

“Fotografar é para Herman Mertens mais do que carregar no botão. É entrar na imagem que vê. Sentir um momento da vida dos outros. Ou voltar aos tempos passados. Admirar um mundo que está perto de si, conhecido e encantado, ou em contrário, muito longe e estranho. São sempre aventuras numa fracção de segundo com "Ligação" ao eterno.” (1)

"Herman Mertens não se importa de fotografar com cor as pequenas e maiores verdades do mundo a cores, mas apanhou bem a pulsação da fotografia a preto e branco para desbravar as sombras por vezes fantasmagóricas do tempo, os caminhos e recantos mágicos dos espaços rurais e urbanos, mais claros ou difusos, socialmente enegrecidos ou artificialmente iluminados, os olhares fundos e escuros das gentes, os vestígios do trabalho e da longa espera do homem ao redor dos tempos, o homem aprisionado no seu quotidiano ou libertando-se nos ritmos da festa.

A composição é versátil - ora dominada pela verticalidade, ora pela combinação de oblíquas com horizontais, mas também simetrias e estruturas triangulares, entre esquemas de composição mais complexos, jogando com o contraste para definir e destacar linhas e manchas orientadoras da composição, mas diluindo a forma principal na sua própria aura de objecto perdido. Noutras obras, parece manter as personagens das suas fotografias presas pelo(s) olhar(es) de quem as vê – através de quem as viu (o fotógrafo) - conduzindo a outra percepção do mundo que nos rodeia, repleto de história(s) que vale a pena ver contar." (2)

Herman Mertens nasceu na Bélgica, perto de Antuérpia, em 1950. Reside em Portugal desde 2000, actualmente em Ervedal da Beira – Oliveira do Hospital. Ver o seu blog.
.
Estudou publicidade e decoração de interiores, montras e exposições. Durante mais de 25 anos, trabalhou em artigos decorativos, têxtil e móveis. Nos últimos anos retomou a sua primeira paixão, a fotografia.

Participou no curso de Fotografia Aplicada e Fotografia de Grande Formato na Escola Superior de Tecnologia de Tomar e no Estúdio Carlos Relvas, na Golegã. Trabalha actualmente na área da publicidade, que combina com a sua primeira paixão – a fotografia.
Exposições individuais

“Arte e Fogo”

(Um incêndio florestal destruiu a casa de Herman Mertens, em Vale do Ferro, Ervedal da Beira. A tragédia inspirou uma exposição de fotografia no próprio local e depois na sede do concelho)

- Na sua casa ardida, Vale do Ferro, Maio 2007- Casa da Cultura Dr. César de Oliveira, Oliveira do Hospital, Junho 2007
- Livraria Apolo, Oliveira do Hospital, Julho 2007
- Lagar Vale dos Amores, Ervedal da Beira, Agosto 2007.

“Mo(nu)mentos da Vida”

- Lar de Ervedal da Beira, Novembro 2007- Vale do Ferro, Julho 2008

“Cantos Encantos”

- Lar de Ervedal da Beira, Novembro 2007- Vale do Ferro, Julho 2008

“Ligação”

- Livraria Apolo, Oliveira do Hospital, Janeiro a Março 2010
- Foyer do Cine-Teatro da Casa M. da Cultura de Seia, Março 2010

(1) - Agenda Cultural da CMS - Março 2010

Sem comentários: