segunda-feira, 26 de abril de 2010

O INFINITO SEGREDO DE CRUZEIRO SEIXAS NA GUARDA

“O Infinito Segredo” - Exposição de Cruzeiro Seixas, Teatro Municipal da Guarda, de 27 de Março a 16 de Maio 2010
.
O pintor, cenógrafo e poeta Cruzeiro Seixas, uma das figuras incontornáveis do Surrealismo português, expõe na galeria do Teatro Municipal da Guarda, até 16 de Maio, um conjunto de obras intitulado “O Infinito Segredo”.


Artur Manuel Rodrigues do Cruzeiro Seixas nasceu na Amadora em 1920.

Frequentou a Escola de Artes Decorativas António Arroio mas é o convívio com outros artistas (Marcelino Vespeira, Mário Cesariny, Fernando de Azevedo, etc.) que o leva ao neo-realismo, em meados dos anos 40, e logo depois ao Surrealismo. No final da década, integra o grupo “Os Surrealistas” (Mário Cesariny, Mário-Henrique Leiria, Pedro Oom, Eurico da Costa, Carlos Calvet, António Maria Lisboa, Fernando José Francisco, Risques Pereira e Fernando Alves dos Santos) e participou na sua primeira exposição colectiva, em 1949.

No início da década de 50, viajou pelo mundo ao serviço da marinha mercante. Acabou por fixar-se em Angola, onde iniciou a sua produção poética e realizou a sua primeira exposição individual, em 1953. Regressou ao continente em 1964.

Ao longo dos anos 60, expôs individualmente em diversas galerias, participou em importantes exposições surrealistas internacionais e contactou com surrealistas europeus. Trabalhou como programador para várias galerias mesmo após se mudar para o Algarve, nos anos 80. Foi programador da Galeria São Mamede até 1974, promovendo artistas como Vieira da Silva, Paula Rego, Mário Botas, Raúl Perez, António Areal, Mário Botas, Carlos Calvet, Mário Cesariny ou Júlio (Reis Pereira.

A partir de 1990 rejeitou a pintura sobre tela, optando pelo suporte de papel.

Em 1999, doa a sua colecção pessoal à Fundação Cupertino de Miranda com vista à criação do Museu do Surrealismo em Vila Nova de Famalicão.

Em 2001, a Galeria Sacramento, de Aveiro, e a Fundação Eugenio Granell, em Santiago de Compostela, organizaram importantes mostras da sua obra.


Aos 90 anos, o pintor e poeta continua activo.

Texto de Rocha de Sousa sobre Cruzeiro Seixas.
"Poema", de Cruzeiro Seixas

Sem comentários: