terça-feira, 29 de junho de 2010

ESCULTURA DE ZULMIRO DE CARVALHO NO PORTO


Desde o dia 26 de Junho que o Porto conta com mais uma obra pública, a escultura de Zulmiro de Carvalho para o PortoCartoon - World Festival 2010, erigida frente à Igreja de São Francisco.

A 12ª edição do Porto Cartoon - World Festival decorre este ano sob o tema "Aviões e Máquinas Voadoras". A obra vencedora, do cartunista polaco Jerzy Gluszek, intitula-se "In the air tonight" (que também é o título de um´tema de Phil Collins) e tem como elemento principal uma asa de avião utilizada como tábua de engomar por uma senhora de penteado extravagante.

A obra escultórica de Zulmiro de Carvalho, distinguida com diversos prémios nacionais, caracteriza-se pela simplicidade, sobriedade e grandiosidade das estruturas, em ferro, bronze e aço, materiais que combina frequentemente com o mármore, a ardósia e a madeira. No Porto, podem ser vistas outras esculturas do autor no Jardim de S. Lázaro, no Cemitério do Prado Repouso, no BCP, no Mercado Abastecedor ou na Prelada.
.
Zulmiro Neves de Carvalho nasceu na Aldeia Alegre, Valbom, Gondomar, a 12 de Março de 1940.
Curso de Escultura da Escola Superior das Belas Artes do Porto (1963-1968), onde lecciona desde 1969.

Pós-Graduação na St. Martin’s School of Arts em Londres.
Leccionou na Escola Superior de Belas Artes desde 1969 até 1995, ano em que se aposentou como professor auxiliar.

Desde 1967 tem participado em exposições colectivas no país e no estrangeiro e em simpósios internacionais de escultura. Realizou diversas exposições individuais.

Entre as suas prinicpais obras, contam-se as três obras intituladas “Escultura” (1987), a escultura em granito polido do cemitério do Prado Repouso (1989), a escultura da Prelada, no Porto (1993), “Pórtico do Monte Castro”, Gondomar (1994), a escultura em Antuã (1995) ou “O Arco do Oriente”, em Macau (1996).
.

Sem comentários: