quinta-feira, 1 de julho de 2010

BMW ART CARS

Automóveis com Arte

Jeff Koons - BMW M3 GT2 Art Car 2010 Le Mans

O automóvel é uma área extremamente ligada ao design mas também propícia às abordagens artísticas, sem falar dos pintores que se dedicam aos temas da competição automóvel. É inegável a harmonia formal dos automóveis modernos, acentuada pelos aspectos aerodinâmicos, e existe uma estética indissociável dos automóveis de competição. Para além da beleza agressiva das formas, a pintura e decoração exterior dos carros de corrida, regra geral com objectivos distintivos e publicitários, não dispensam cuidados estéticos. Desde os pequenos mas aguerridos carros dos troféus aos ligeiros e rápidos monolugares da Fórmula 1, as linhas, formas e cores que os cobrem são parte importante no todo do automóvel e delas depende o próprio funcionamento da equipa. Reforçando esses laços, a BMW criou há 35 anos a BMW Art Car Collection, através das 24 Horas de Le Mans, a mais mediática prova de resistência mundial.

A ideia de correr com um carro decorado por um artista famoso foi levada à prática pela primeira vez em 1975, por Hervé Poulain, um piloto francês também dado às artes. A BMW gostou da ideia e Poulain convidou o artista americano Alexander Calder, seu amigo pessoal, para pintar um BMW 3.0 CSL destinado às 24 Horas de Le Mans de 1975. O carro #93 foi inscrito por Hervé Poulain, que alternou ao volante com Sam Posey (USA) e Jean Guichet (F) mas abandonou durante a corrida. Esse trabalho foi um dos últimos de Calder, que faleceu no ano seguinte.

O BMW #41 com a decoração de Stella

Em 1976, Poulain não correu em Le Mans, cabendo a Peter Gregg (USA) e Brian Redman (GB) pilotar o BMW decorado pelo pintor minimalista americano Frank Stella.

Esta iniciativa da BMW repetiu-se 17 vezes ao longo dos últimos 35 anos. Em 1977, o carro decorado pelo artista pop americano Roy Lichtenstein, inscrito e pilotado por Hervé Poulain, Marcel Mignot (F) e Anny-Charlotte Verney (F), terminou em 9º lugar.

Em 2010, Jeff Koons projectou a decoração do BMW M3 GT2 inscrito na prova clássica francesa pela BMW Motorsport e pilotado por Andy Priaulx (GB), Dirk Muller (DE) e Dirk Werner (DE). O BMW recebeu o número 79 evocando o sucesso de 1979, mas não terminou a corrida. Em 1979, o carro pintado por Andy Warhol e inscrito por Hervé Poulin terminou em 6º lugar, conduzido pelo próprio Poulain, Marcel Mignot (F) e Manfred Winkelhock (Alemanha). Os BMW Art Car só regressariam às 24 Horas de Le Mans em 2010.

Olafur Eliasson ligou a ciência à arte em 2007 e "escondeu" o BMW H2R

Em 2007, o 16º BMW Art Car foi directo das pistas de testes para o museu. Partindo do BMW H2R, um carro conceptual a hidrogénio, o artista dinamarquês Olafur Eliasson criou uma surpreendente estrutura integrando luz e som. Na pista de testes de Miramas, o carro com motor de 12 cilindros e 6.0 litros atingiu os 300 km/h.

Em 2009, Robin Rhode usou um BMW Z4 como "pincel"

Em 2009, a artista sul-africana Robin Rhode usou como “pincel” um BMW Z4 equipado com latas de tinta azul, vermelho e amarelo, para criar uma pintura expressionista abstracta. A experiência durou 12 horas e algumas imagens foram integradas num filme publicitário da BMW, “An expression of joy”.
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O Art Car de 2010 foi apresentado no Centro Pompidou, evocando as circunstâncias da apresentação do 3º Art Car, em 1977, decorado pelo artista americano Roy Lichenstein, e Hervé Poulain foi um dos convidados de honra.

O trabalho de Jeff Koons para o BMW M3 surpreendeu agradavelmente pela sugestão dinâmica e vibração das cores. Trata-se de um dos mais impressionantes Art Cars e cala muitos dos seus detractores. Para muitos críticos, Jeff Koons é um génio da arte mundial mas, para outros, o ex-marido de Cicciolina, política e actriz porno italiana, não passa de um artista vulgar.

Outra particularidade da sua participação na BMW Art Car Collection reside no método de trabalho, pois Koons não intervém directamente na execução das suas obras, tal como a maioria dos artistas pós-modernos. Ao contrário do que fizeram os artistas seus antecessores, Koons não pintou directamente na chapa do automóvel. A decoração foi impressa numa fina película autocolante, de acordo com o projecto do artista, e colada na carroçaria pintada com a cor de base.

Os carros da BMW Art Car Collection reflectem a evolução tecnológica, design e oscilações dos gostos culturais dos anos 70, 80, 90 e da última década, tendo sido expostos ao lado de outras obras de arte em museus como o Museu do Louvre, em Paris, Royal Academy, em Londres, Whitney Museum of Modern Art de Nova Iorque, Palazzo Grassi, em Veneza, Powerhouse Museum, em Sydney, Tel Aviv Museum of Art e museus Guggenheim de Nova Iorque e de Bilbao.

Lista dos 17 BMW Art Car (1975-2010)
Clicar sobre o nome do artista para ver um video no youtube

(Ano - modelo - artista/país – resultado em Le Mans)

1975 - BMW 3.0 CSL - Alexander Calder (USA) – versão de corrida: #93 (abandonou)
1976 - BMW 3.0 CSL - Frank Stella (USA) – versão de corrida: #41 (abandonou)
1977 - BMW 320i Group 5 - Roy Lichtenstein (USA) – versão de corrida: #50 (9º)
1979 - BMW M1 Group 4 - Andy Warhol (USA) – versão de corrida: #76 (6º)
1989 - BMW M3 Group A - Ken Done (Austrália)
1991 - BMW Z1A - R. Penck (Alemanha)
1991 - BMW 525i - Esther Mahlangu (África do Sul)
1995 - BMW 850CSi - David Hockney (Grã-Bretanha)
1999 - BMW V12 LMR - Jenny Holzer (USA) – versão de corrida: #16 (não participou)
2007 – BMW H2R – Olafur Eliasson (Dinamarca)
2010 - BMW M3 GT2 - Jeff Koons (USA)-versão de corrida: #79 (abandonou)

Fontes:

1975 - Alexander Calder

1976 - Frank Stella

Roy Lichenstein trabalhando no projecto

1977 - Roy Lichenstein

Andy Warhol

1979 - Andy Warhol

1982 - Ernest Fuchs

1986 - Robert Rauschenberg

1989 - Jagamara Nelson

1989 - Ken Done

1990 - César Manrique

Esther Mahlangu

1991 - Esther Mahlangu

1991 - R. Penck

1992 - Sandro Chia


1995 - David Hockney


Jenny Holzer

1999 - Jenny Holzer

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