domingo, 15 de agosto de 2010

RETROSPECTIVA DE JORGE MEALHA EM LAGOS

"Jorge Mealha 1960-2010 - Reinventando uma arte" - Exposição retrospectiva de escultura - cerâmica, Centro Cultural de Lagos, de 07 de Agosto a 16 de Outubro.




Até 16 de Outubro (1), decorre no Centro Cultural de Lagos uma das mais interessantes exposições do programa “Arquipélago” - ALLGARVE 2010 (2). Intitulada “Reinventando uma arte”, a exposição permite uma visão retrospectiva da obra do escultor/ceramista Jorge Mealha nos últimos 50 anos, desde os trabalhos realizados ainda em Moçambique às obras mais recentes, que se destacam no contexto da cerâmica contemporânea nacional.

Jorge Mealha, Miriam Tavares, Xana e Maria Joaquina Quintans de Matos

Na abertura, Xana (3) apresentou a exposição e Miriam Tavares, comissária da retrospectiva, contextualizou a obra de Jorge Mealha, cabendo a Maria Joaquina Quintans de Matos (Vice-presidente da Câmara e vereadora da Cultura) referir o empenhamento da autarquia na pomoção e divulgação das artes e sublinhar o facto de um artista residente em Lagos integrar o programa de arte contemporânea “Arquipélago” do Allgarve’10.

A mostra retrospectiva ocupa duas salas, havendo também a projecção de diapositivos de peças que não integraram a exposição e de uma entrevista recente com o artista. Na entrada da sala principal, pode ver-se a reprodução de um mural realizado por Jorge Mealha em 1960 em Moçambique. Apresenta-se ainda um cronograma da história da cerâmica que culmina com a biografia do artista (4).

A obra de Jorge Mealha, que nasceu em Moçambique e reside no Algarve desde 1975, caracteriza-se pela abordagem contemporânea de temas e formas privilegiada pela arte africana, desde a estatuária com atributos mágico-religiosos à cerâmica utilitária. Os seus trabalhos revelam um elevado domínio técnico, sobretudo na modelação rigorosa das formas – preferencialmente geométricas – e na utilização verdadeiramente poética das texturas. O artista trabalha com pastas de grés e forno a gás desde 1982, com resultados notáveis, reforçando também a resistência e durabilidade das peças.

O Centro Cultural de Lagos é um espaço muito interessante e agradável, localizado no centro da cidade. Pertencente à Câmara Municipal de Lagos, possui uma boa área expositiva, auditório e bar, organizados em torno de um pátio – que também serve de palco a diversas iniciativas culturais. Foi a primeira vez que consegui estar presente na inauguração de uma exposição no Centro Cultural. Gostei sobretudo do espírito do lugar e do ambiente, e senti-me (mais uma vez) orgulhoso das minhas raízes maternas.

.
Jorge Mealha

Jorge Mealha nasceu em 1934 em Maputo, Moçambique.

Iniciou a sua actividade artística em 1960. Até 1974, residiu em Lourenço Marques, onde se dedicou à cerâmica, escultura e decoração de interiores. Em 1970, realizou intervenções escultóricas em diversos edifícios em Moçambique.

Fixou-se no Algarve em 1975. Reside e trabalha em Lagos desde 1981.

De 1965 a 1970 frequentou os cursos de desenho e gravura do Núcleo de Arte de Lourenço Marques, sob orientação do pintor António Quadros.
Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, para aperfeiçoamento em cerâmica, estagiou no atelier do escultor Querubim Lapa, em 1979, e visitou vários centros europeus de cerâmica, no ano seguinte.

Artista convidado no I Simpósio Internacional de Cerâmica (Alcobaça, 1987). Em 1993, organizou em Lagos, com Janet Mealha, um workshop internacional de cerâmica.

Expõe individualmente desde 1964. Entre as suas exposições individuais mais importantes, salientam-se a que realizou em 1995 no Museu Nacional do Azulejo – Lisboa e a retrospectiva no Centro Cultural de Lagos (2010).


O mural da entrada


Projecção de diapositivos de peças ausentes

(1) – Esta exposição regista algum desaguisado de datas e horas. Há folhetos que referem as datas 05 de Junho a 01 de Agosto de 2010 para a mesma exposição e a inauguração, marcada para as 18 horas do dia 07 de Agosto (agenda cultural e convite 1), foi posteriormente adiada para as 22 horas (convite 2). O anunciado catálogo também não se viu na abertura.
(2) – Para além da colectiva "Algarve Visionário, Excêntrico e Utópico" (Museu Regional do Algarve, Museu Municipal de Faro e Galeria Trem). Nas exposições individuais, o destaque vai para os “consagrados” portugueses José de Guimarães (n. 1939), Pancho Guedes (n. 1925) e René Bertholo (1935-2005). Dos estrangeiros, mais jovens, destaco Jaroslaw Flicinski (Museu Municipal de Faro), artista polaco que procura suportes menos convencionais para a sua pintura.

(3) - O artista plástico Xana encontra-se ligado às artes em Lagos desde os anos 80. Natural de Lisboa, onde nasceu em 1959 e se licenciou, na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, reside em Lagos desde 1984. Participa na exposição "Algarve Visionário, Excêntrico e Utópico" (Faro).
(4) - Verificando-se um desfasamento entre as datas referidas e o currículo oficial (ver site de Jorge Mealha).
Outras referências à exposição de Jorge Mealha:

Sem comentários: