sexta-feira, 26 de novembro de 2010

OFICINA CRIATIVA

João Amaral e Tânia Antimonova


No dia 26 de Novembro, pelas 18 horas, foi inaugurada a Oficina Criativa de Tania Antimonova no Edifício CACE de Seia, módulo 7.

.


Na ocasião, para além da artista, usaram da palavra João Amaral (Presidente da Associação de Artesãos da Serra da Estrela) e a Vice-Presidente da Câmara de Seia, Engª Cristina Sousa. Ambos saudaram a iniciativa, que apoiam como incentivo à criação de emprego numa região onde não abundam os artistas que vivem exclusivamente da arte. A Oficina Criativa resulta de um curso promovido pela AASE destinado a potenciais empresárias, "Criativa no Feminino".



A oficina faculta aprendizagem nos vários domínios das artes plásticas, destinando-se a todas as idades - crianças, jovens e adultos, incluindo as camadas seniores. Na oficina aceitam também todo o tipo de encomendas (escultura, pintura, desenho, gravura, restauro), contando com a participação do artista bielorusso Henadzi Lazakovich - autor do busto do Dr. Manuel Sousa (Escola Evaristo Noguerira, São Romão) e das séries Reis de Portugal e Presidentes da República em pão (Museu do Pão, Seia).

Tatsiana Antsimonova nasceu em Vitebsk, Bielorússia em 1968. Reside em Seia desde 2002. Frequentou a escola de ARTE entre 1978 e 1985 e a Universidade Pedagógica Faculdade de Arte de Vitebsk, entre 1985 e 1990.

É professora de pintura, desenho, composição e artes decorativas.

Realizou a sua primeira exposição individual em 2002, em Mangualde. Expôs depois em Viseu, Guarda e Seia.

Participou em diversas exposições colectivas, entre as quais várias edições da ARTIS - Festa das Artes e Ideias de Seia.


Actualização em 27.02.2011: a RTP1 ("Portugal sem Fronteiras") transmitiu em 26.02.2011, uma reportagem sobre a Oficina Criativa com entrevista a Tânia Antimonova.



Edifício CACE nº 7 - Rua Dr. Gaspar Rebelo, Seia
Tel. 968 114 225

Sem comentários: