sábado, 11 de dezembro de 2010

A poética dos Descobrimentos

Manoel de Oliveira


Comemorando o 102º aniversário de Manoel de Oliveira, foi estreada no Auditório da Fundação de Serralves, com a presença do realizador, a curta-metragem (16’) “Painéis de São Vicente de Fora, Visão Poética”.

O filme é uma reflexão pessoal de Manoel de Oliveira sobre os painéis do séc. XVI atribuídos a Nuno Gonçalves, um quadro-vivo que dá voz aos protagonistas e enredos da epopeia dos Descobrimentos, num apelo à fraternidade e concórdia entre povos.

Financiado e Produzido pela Fundação de Serralves - Museu de Arte Contemporânea, com o apoio do Ministério da Cultura, da RTP e do Turismo de Portugal, o filme conta com Ricardo Trêpa e Diogo Dória nos principais papéis - São Vicente e de Infante D. Henrique, respectivamente.

“Painéis de São Vicente de Fora, Visão Poética” passou pelo Festival de Veneza 2010 (8 de Setembro), EUA (21 de Setembro), Doc Lisboa (20 de Outubro), Mostra Internacional de Cinema – Brasil (23 de Outubro) e Azores Film Festival (7 de Novembro) e pode ser visto em Serralves até 09 de Janeiro 2011.

Sem comentários: