sábado, 16 de abril de 2011

ALEXANDRA MESQUITA

"Soluções Comprometidas" - Galeria Arte Periférica, Centro Cultural de Belém, Lisboa, Loja 3, 23 de Março a 28 de Abril de 2011

A Galeria Arte Periférica (Centro Cultural de Belém, Lisboa) apresenta um conjunto de obras surpreendentes de Alexandra Mesquita (Lisboa, 1969), realizadas em 2010 e 2011.


Com base em grandes discos, a artista dispõe rigorosamente diversos elementos bidimensionais, em “pistas” concêntricas ou composições espiraladas, recorrendo à terceira dimensão para destacar formas, sublinhar conteúdos, desdobrar leituras. Vistas de frente, as obras parecem bidimensionais, com uma mensagem explícita. Vistas da esquerda ou da direita, os elementos tridimensionais ganham preponderância e manifestam-se sobre a bidimensionalidade original, completando e ampliando sentidos. O conteúdo existencial e social das obras é dado pelos títulos (“Dói não amar”, “Amor matemático com erro de cáculo”, “Quero ver mais portas que paredes”, “Ser são sem ter cura sã”, “Local especial para limpar a vista”, “Grátis só vendo”) e pelo aviso inicial da artista no catálogo da exposição: “Nesta exposição, apresento algumas soluções nas quais depositámos grande confiança, e que actualmente estão a ser postas em causa, quer por terem demonstrado as suas falhas, quer por exibirem a sua inoperância” (Alexandra Mesquita, 1 de Março de 2011).


Alexandra Mesquita nasceu em Lisboa em 1969. Licenciada em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Expõe individualmente desde 1993, na Galeria Clube 50, Galeria Arte Periférica e Livraria Babel. Participou em diversas exposições colectivas em Lisboa, Estoril, Loures, Cannes, Santiago de Compostela, Caldas da Rainha, Funchal, Madrid, Castelo Branco, Porto, Algés.

"O grande sempre pequeno", 2010, técnica mista sobre papel, 130x130 cm


"Quero ver mais portas que paredes", 2010, técnica mista sobre papel, 130x130 cm


"Grátis só vendo", 2010, técnica mista sobre papel, 130x130 cm

Sem comentários: