terça-feira, 6 de setembro de 2011

TRIBUTO


As ruas e becos da Mouraria lisboeta servem de palco há dois anos a uma curiosa exposição de rua da fotógrafa britânica Camilla Watson, que reside em Lisboa há cerca de quatro anos.

O projeto “Tributo” pretende homenagear os residentes do Beco das Farinhas, vizinhos do seu atelier no Largo dos Trigueiros, e consiste na impressão e afixação dos seus retratos e nomes na fachada do respetivo prédio. As imagens foram impressas em suportes duradouros (VER exemplos). Atualmente, Camilla Watson realiza impressões de grande formato diretamente em paredes (com uma câmara escura móvel), madeiras (incluindo portas) e mosaicos. Um trabalho respeitado até pelos grafiteiros, que têm poupado as suas fotografias.

O tema principal da fotógrafa são as pessoas na sua comunidade e, nesse sentido, tem colaborado em diversos projetos da Associação Renovar a Mouraria, da qual é sócia, assim como em iniciativas da Junta de Freguesia de São Cristóvão e São Lourenço e Câmara Municipal de Lisboa (“Todos, Caminhada de Culturas, 2009 e 2010, “Dentro-Fora/Passado-Presente”, 2010). A exposição alargou-se assim a outros sítios da Mouraria e tornou-se conhecida no estrangeiro, divulgada por amigos e turistas. Em 2010, realizou uma exposição individual no Museu da Cidade de Almada, intitulada “Gente de Almada”.

Nascida no Reino Unido em 1967, Camilla Watson começou como fotógrafa de cena de teatro, passando depois para o retrato e fotografia de reportagem, que a levou a diversas paragens. Em 2001, aceitou trabalhar num projeto de uma ONG (Associação Meninos do Morumbi) em São Paulo, Brasil, e por lá ficou três anos, a ensinar fotografia a crianças e jovens das favelas. Esta experiência foi o tema de uma exposição individual de fotografia na Fábrica Braço de Prata (outubro 2007).

Links:


Sem comentários: