quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Natureza-morta na Europa, Parte II

Nos primeiros 16 dias, a aguardada segunda parte da exposição sobre o tema da "Natureza-morta" recebeu 25 mil visitantes, o que constitui um novo recorde do Museu Gulbenkian.

Inaugurada a 20 de outubro, a exposição abriu ao público no dia seguinte (Entrada: 5€ - Entrada + Audioguia: 6€), na Galeria de Exposições da Sede da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. A primeira parte foi apresentada neste mesmo espaço em 2010.

Intitulada “A Perspetiva das Coisas – A Natureza-morta na Europa, 1840-1955”, a mostra comissariada por Neil Cox apresenta as diversas abordagens do tema no contexto da modernidade novecentista e das vanguardas da primeira metade do século XX. O marco de 1955 não foi estabelecido ao acaso, trata-se do ano do falecimento da Calouste Gulbenkian.

Entre as obras apresentadas, destacam-se pinturas de Cézanne, Monet, Picasso, Braque, Matisse, Odilon Redon, Emil Nolde, Filippo de Pisis, James Ensor, Max Beckmann, André Derain,Magritte, Eduardo Paolozzi, Salvador Dali, entre outros nomes de referência da Pintura, cedidas por importantes museus europeus e americanos,

A exposição decorre até 08 de janeiro de 2012.

Odilon Redon (1840-1916) - Natureza-morta de 1901

Sem comentários: