sábado, 17 de dezembro de 2011

Fotografia de José Santos: do Presépio ao Calvário

José Santos, apresentando as suas obras.

Foi hoje inaugurada a exposição de fotografia de José Santos, intitulada "Do Presépio ao Calvário", na galeria de exposições temporárias do Posto de Turismo de Seia. As fotos expostas fazem parte da série "Senhor e Deus".

José Santos é natural de Vila Verde, Seia, e dedica-se à fotografia nos tempos livres. A sua primeira exposição individual teve lugar no Museu Grão Vasco, Viseu, no início de 2009, tendo depois exposto no Museu de Lamego, Biblioteca Municipal de Cantanhede, Espaço João Abel Manta em Gouveia, Museu Diocesano de Lamego, Museu de Resende, entre outros. A sua próxima exposição individual encontra-se marcada para março, na Casa Municipal da Cultura de Seia.

A exposição "Do Presépio ao Calvário" integra-se no programa de encerramento das comemorações dos 440 anos da Santa Casa da Misericórdia de Seia (1571-2011) e decorre até 31 de dezembro 2011. De referir, a propósito dos 440 anos da SCMS, a data da fundação é referida por Quelhas Bigotte na sua Monografia de Seia, embora não exista qualquer documento que a sustente. Sabe-se, porém, que a fundação é anterior a 1581, como é explicado no próprio site da Misericórdia de Seia.

O Presidente da Câmara de Seia, usando da palavra, ladeado pelo Provedor da SCMS, Fernando Béco, e pelo Presidente da Assembleia Geral, Alcides Henriques.

José Santos com Sérgio Amaral, ceramista de Mangualde conhecido pelos seus "matarrachos".

Sem comentários: