segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

2012 - Ano Internacional das Cooperativas

2012 será o Ano Internacional das Cooperativas. A decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) destaca o “papel fundamental das Cooperativas na promoção do desenvolvimento socioeconómico de cerca de 800 milhões de pessoas em mais de cem países e estima-se que seja responsável por mais de 100 milhões de postos de trabalho em todo o mundo”. Ver a resolução da ONU.

De acordo com o conceito definido pela Aliança Internacional de Cooperativas (ACI), a Cooperativa é “uma associação autónoma, de pessoas unidas voluntariamente para alcançar as aspirações de suas necessidades econômicas, sociais e culturais comuns, através de uma ação democraticamente controlada” em que os objetivos coletivos se sobrepõem aos interesses individuais.

Enquanto empresas sociais económicas e de ajuda mútua, as cooperativas desempenham por todo o mundo um importante papel no apoio ao desenvolvimento sustentável, à erradicação e prevenção da pobreza, à consolidação dos meios de subsistência em áreas urbanas e rurais e ao alcance dos Objetivos do Milénio”.

A FAO, UNESCO, ACI, WFP (World Food Programme) e UNCDF (United Nations Capital Developmente Fund) serão os principais parceiros da ONU nas atividades do Ano Internacional das Cooperativas – 2012.

Sem comentários: