sábado, 21 de janeiro de 2012

Memória da Raiz das Cores - Pintura de Florentina Resende em Seia

Vista parcial da exposição

Intitula-se “Memória da Raíz das Cores” a mais recente exposição de pintura de Florentina Resende, patente nas galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia até final de fevereiro.

A mostra é composta por 25 pinturas assumidamente abstratas, com marcado gestualismo e síntese cromática. Nessas obras, cabe à cor o grande poder de evocar subtilmente formas e sentidos, trabalhada com marcada consciência poética do espaço. A mancha e a direção da pincelada sugerem vida e movimento, formas naturais e mesmo paisagens inventadas, reconhecíveis graças às sensações que as cores provocam e às memórias que despertam.

A memória da raiz das cores atribui-lhes o seu maior poder: significados viscerais e mágicos com origem indefinida, diluída entre arquétipos, que varia de cultura para cultura e é reinterpretada ao longo dos tempos, mas também parcelas da memória pessoal, moldada por sensações e vivências individuais.

Nesta exposição, predomina a preocupação de inventariar sentidos para cores selecionadas pela artista, fruto das suas pesquisas e viagens exploratórias às origens das cores que compõem a sua paleta diversificada. Pois a matéria da pintura de Florinda Resende é a cor – e é pela cor que exprime a sua capacidade de ver para além das evidências do visível.

Florentina Resende nasceu em Matosinhos em 1950. Com formação artística em Artes Plásticas e História da Arte, na Cooperativa Artística Árvore, no Porto, estagiou em Lyon, França. Participou em mais de duas centenas de exposições individuais e coletivas no país e no estrangeiro, tendo obtido prémios de pintura em Paris, Bruxelas, Viena de Áustria, Malta, Oliveira do Hospital, Vieira do Minho, Moreira da Maia, e uma Menção Honrosa na VII Bienal da Vidigueira. Encontra-se representada na Galerie Thuillier, Paris, e Galleria Oldrado da Ponte, Itália.



Sem comentários: