terça-feira, 24 de abril de 2012

As Estátuas de Salgueiro Maia



O herói de abril Fernando José Salgueiro Maia, desaparecido aos 47 anos a 20 dias do 25 de Abril de 1992, tem sido objeto de diversas homenagens e recordado através de vários monumentos e toponímia diversa um pouco por todo o país.

Um busto da autoria do escultor Jorge Coelho evoca em Lagos, desde 2004, o militar em farda de gala, perpetuando uma seriedade cerimoniosa que Salgueiro Maia dispensava pois rejeitou os altos cargos que lhe ofereceram, contentando-se em regressar à Escola Prática de Cavalaria em Santarém com o posto de major. Já em Castelo de Vide, a escultora Clara Menéres foi além da mera representação figurativa para “simbolizar a delicadeza e firmeza de Salgueiro Maia” através de uma peça escultórica em mármore branco acrescentada às muralhas do castelo em 1994. Maia era natural de Castelo de Vide, onde nasceu e 1 de julho de 1944.

A estátua de Salgueiro Maia mais conhecida é, porém, a que integra o “monumento” ao capitão de abril em Santarém e, como o próprio, foi vítima de alguma desconsideração e abandono. Da autoria do escultor Álvaro França, a estátua foi inaugurada a 24 de Abril de 1999 no Largo Cândido dos Reis. Em 2004, foi decidido transferir a estátua para o Largo Infante Santo, em frente à Escola Prática de Cavalaria, localização que mereceu aprovação da viúva, Natércia Maia, mas a escultura acabou esquecida num armazém da CMS. Ano e meio depois, o novo executivo camarário presidido por Moita Flores decidiu reparar o esquecimento e a estátua foi colocada no Jardim dos Cravos, inaugurado a 25 de Abril de 2006. O novo local, na saída da cidade em direção ao Cartaxo, mereceu igualmente a aprovação de Natércia Maia. Foi aí que, em 1974, Salgueiro Maia foi recebido como herói pela população de Santarém no seu regresso de Lisboa

25 de abril de 2012

Sem comentários: