segunda-feira, 30 de abril de 2012

bOmbarda soma e segue - II



Cumpriu-se a 28 de abril mais uma inauguração simultânea de 19 galerias residentes na Rua Miguel Bombarda. Nem todas apresentaram exposições individuais, preferindo mostrar as suas coleções e obras de artistas das galerias. Algumas delas muito interessantes, havendo a destacar as coletivas da Quadrado Azul (“Knell dobre glas”), Arthobler (“mo(vie)mento” – Cecília Paredes, Jorge Molder, Yukihiro Taguchi), Galeria Símbolo (“In Side”, obras de artistas da galeria).

Kevin van Braak, "Shards", barro, 2012 - Quadrado Azul

O artista holandês Kevin van Braak apresenta na Quadrado Azul cabeças de barro sob o título “Shards” (“Cacos”) representando homens de negócios e CEOs de multinacionais: Paul Bulcke (Nestlé), Peter Voser (Shell),  Philippe Mellier (Alstom), Fernando Aguirre (Chiquita), Robert Stevens (Lockheed Martin), Silvio Berlusconi, Hugh Grant (Monsanto), Iloyd Blankfein Goldman Sachs), Jamie Dimon (JP Morgen Chase),  Alberto João Jardim, Alexei Miller (Gazprom), John S. Watson (Chevron), Richard Adkerson (Freeport).

Cecília Paredes - Galeria Arthobler

Cecília Paredes (n. Lima, Peru, 1950) combina pintura, body painting e fotografia nas suas camuflagens com papel de parede.


Ana Pais (V.N. Gaia, 1982) – Galeria Símbolo

No entanto, as atenções dos visitantes centralizaram-se nas exposições individuais, das quais destaco as exposições da AP’ARTE (escultura em barro de Daniel Gamelas e pintura de Eduardo Verde Pinho), Trindade (Sónia Aniceto), Fernando Santos (Luís Gordillo), Serpente (Zaida González) e Galeria Artes Solar de Sto.António (Susana Bravo). A destacar ainda a obra divertidamente provocatória da ilustradora e designer gráfica Wasted Rita, na Ó! Galeria.


Não vi a intervenção da ACE (Academia Contemporânea do Espetáculo) - Escola de Artes, que estava anunciada, mas a Es.Col.A do Alto da Fontinha estava em força na Bombarda, com painéis nas fachadas, música na rua, folhetos a exigir “liberta espaços, cria alternativas! Devolve à comunidade os espaços públicos abandonados!” Por muita razão que a CMP tenha, naturalmente com a lei do seu lado, o encerramento das instalações da Es.Col.A do Alto da Fontinha tem custos sociais, embora continue ativa em espaços provisórios e improvisados, e compreende-se mal a falta de uma contraproposta de espaço para uma iniciativa local voltada para a comunidade, importante no contexto das dinâmicas sociais portuenses.



Daniel Gamelas, "Culto", 2011 - AP'ARTE

O artista guardense Daniel Gamelas mostrou escultura em cerâmica sobre temas da mitologia lusitana, inspirado nas descobertas do Santuário Lusitano-Romano do Cabeço das Fráguas (Benespera, Guarda). A peça que atrai mais atenção é a escultura “Culto”, de 2011, realizada em barro polímero – massa sintética à base de polímero, muito utilizada para a realização de maquetas de figuras. Daniel Gamelas é licenciado em escultura pela FBAUP e realizou o Mestrado em Escultura na New York Academy of Art. Em Nova Iorque, foi-lhe atribuído o prémio de excelência em escultura “The Complete Sculptor”. O seu currículo regista ainda atividade nas artes cénicas e jogos tradicionais (jogo do pau), o que explica a expressividade corporal e teatralidade das suas esculturas.


Eduardo Verde Pinho - vista parcial da exposição na AP'ARTE

Eduardo Verde Pinho (n. Porto, 1962) é advogado de profissão e fotógrafo de formação (Curso Superior de Fotografia da ESAP) mas tem-se afirmado na pintura com uma linguagem plástica muito própria. “De perto ninguém é normal” reúne 30 obras combinando pintura e colagem (técnica mista s/tela e madeira) “partindo de imagens que povoam cartazes publicitários, jornais, revistas, catálogos (melhor, de estilhaços de design reciclado), onde a fotografia escolhida se transforma em leitmotiv de inspiração inicial, reconstrói e reinventa imagens plásticas, assumidamente polissémicas”, segundo refere Delfim Sousa no texto do catálogo.
É de assinalar, já agora, a qualidade dos catálogos destas exposições da AP’ARTE, verdadeiros livros editados com o apoio da LiderGraf. O “prémio” de melhor catálogo desta bOmbarda iria para o catálogo da exposição “Pintura Interrogada” de Luis Gordillo na Galeria Fernando Santos, se não se tratasse de uma exposição itinerante (Museu Municipal de Tavira/Palácio da Galeria e Fundação D. Luís I/Centro Cultural de Cascais, em 2011, Centro de arte Contemporânea Graça Morais de Bragança em 2012) e por isso realizada com outros apoios. 

Luis Gordillo foi homenageado no dia 26 de abril com a Medalha de Honra da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, "pelo notável percurso artístico no plano internacional desde os anos 50, prémio Velasquez para as artes em 2007 e pelo vigor inspirador da sua pintura sempre atuante e que se supera surpreendentemente", como se pode ler na deliberação de atribuição dessa Medalha de Honra. Gordillo (n. Sevilha, Espanha, 1934) é uma referência da arte espanhola e da arte abstrata internacional das últimas décadas.


Luís Gordillo - Galeria Fernando Santos

A Galeria Trindade apresenta um conjunto de obras de Sónia Aniceto (n. Lisboa, 1976) intitulado "Os fios de Penélope". Licenciada em Pintura pela FBAUL, a artista trocou Lisboa por Bruxelas em 2000 para prosseguir estudos na Academia de Belas Artes de Bruxelas. Atualmente, trabalha como grafista para a Embaixada de Portugal na Bélgica e leciona desenho e artes plásticas no Instituto Bischoffsheim, em Bruxelas. As obras de Sónia Aniceto apresentam um interessante diálogo entre a pintura e os têxteis – reforçando e prolongando a materialidade da tela. “O volume dos tecidos transforma a pintura em objeto”, assinala Elisabeth Martin no texto do catálogo, acrescentando que “cada obra é uma peça original traduzida em papel, fio, tecido e cor”.


Sónia Aniceto, "A hesitante" Técnica mista s/tela – Galeria Trindade


Wasted Rita, “Fuck you, world. I'm out”, na Ó! Galeria. 

A ilustradora e designer gráfica Wasted Rita é natural do Porto, “provocadora e criativa por natureza”. Passando a barreira ofensiva dos títulos, entra-se num universo criativo dominado pela crítica social e pelo humor.

Galerias que inauguraram exposições no quarteirão da Bombarda no sábado, 28 de abril

RUA DE MIGUEL BOMBARDA
1 - Galeria Arthobler – Cecilia Paredes, Jorge Molder, Yukihiro Taguchi - “mo(vie)mento”.
2 - Galeria Serpente - Zaida González, “Primera Comunión” (fotografia).
3 - Galeria Vantag - Nuno Veloso, “The Global Wanderer” (fotografia).
4 - Por Amor à Arte Galeria - Obra Apócrifa.
5 - Galeria Presença - Roland Fisher.
6 - Galeria Quadrado Azul (553) - Exposição coletiva, knell dobre glas.
7 - Galeria Quadrado Azul (578) - Exposição coletiva, knell dobre glas.
8 - Galeria Fernando Santos - Luis Gordillo "Pintura Interrogada" (pintura).
10 - Galeria Nuno Centeno - Manuel Santos Maia “alheava_filme” (vídeo).
11 - Galeria Simbolo – Artistas da Galeria, “In Side”.
12 - Galeria João Lagoa - Exposição coletiva.
13 - Ó! Galeria - Wasted Rita, Fuck you, world. I'm out. (desenho/ilustração).
14 - Galeria Ap`arte - Eduardo Verde Pinho, “De perto ninguém é normal” (pintura) / Daniel Gamelas, “Cerimónias Matriarcais em nome das mais antigas divindades do cabeço das fráguas: Trebopala, Laebo, Trebaruna” (escultura).
15 - Galeria Trindade - Sónia Aniceto, "Os fios de Penélope".

RUA MANUEL II
16 - Galeria Metamorfose – Exposição coletiva.
17 - Galeria 111 - Fátima Mendonça, “Máscaras para o dia-a-dia” (pintura em pastel de óleo sobre tela e sobre papel).
18 - Galeria São Mamede - Escultura de Rui Matos e Vitor Ribeiro.

RUA DO ROSÁRIO
19 - Galeria Artes em Partes - Filipa Alves, “Girls”.
20 - Galeria Artes Solar de Sto.António – Susana Bravo (pintura).


VER também "bOmbarda soma e segue - I"

Sem comentários: