terça-feira, 3 de julho de 2012

Inauguração da coletiva "Nós" na Galeria Pátio Velho

Galeria de arte recoloca Vale de Ferro no mapa regional

No dia 30 de junho, pelas 18 horas, foi inaugurada a primeira exposição internacional, reunindo obras de pintura, escultura e fotografia de Adelino Cunha, Antonia Simons, Anthonia Jongh, Arlette Graven, Bavo Meijer, Frans Blind, Herman Mertens, Jon Nyheim, Loes Zonneveld, Magda Vervloet, Mário Jorge Branquinho, Marvel (Marianne Velzeboer), Monique Oerlemans, Pedro Piet, Ricardo Cardoso, Rui Monteiro, Sérgio Reis. Na abertura, que contará com a presença da Vereadora da Cultura de Oliveira do Hospital, Graça Silva, a declamadora Leen Vermeiren recitará um poema de Fernando Pessoa em português e neerlandês - língua da qual deriva o holandês e o flamengo falado na Bélgica.

A Galeria Pátio Velho, em Vale de Ferro, resulta de uma aposta dos belgas Herman Mertens e Magda Vervloet nas riquezas culturais da região serrana, em particular da freguesia de Ervedal da Beira. A reconstrução e reanimação da aldeia de Vale de Ferro são os principais objetivos, cuja concretização passa pela ativação da galeria de arte, centro catalisador de sensibilidades nacionais e internacionais e centro irradiador das potencialidades regionais. 

A primeira exposição coletiva da Galeria Pátio Velho intitula-se “Nós” e decorre até 5 de agosto. 
(Excerto do artigo publicado no Porta da Estrela)


O espaço da galeria revelou-se pequeno para tanta gente


Escutando a poesia de Fernando Pessoa em neerlandês (foto de José Santos)

A declamadora belga Leen Vermeiren (foto de José Santos)

Herman Mertens (foto de José Santos)

Magda Vervloet (foto de José Santos)

Fui incumbido de dizer algumas palavras em nome dos artistas

Ricardo Cardoso (foto de José Santos)

Vista parcial da exposição

"External Memory", a peça mais curiosa da exposição. Uma "pen" carregada de informação, a que não faltava a segurança de acesso (aluquete) e rodas, para facilitar o transporte.

Pintura de Rui Monteiro

Convívio no Pátio Velho, ao fim da tarde

Sem comentários: