quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ALEX KATZ


Pintura de Alex Katz 

A pintura de Alex Katz carateriza-se pelas formas e cores planas, a simplicidade do desenho, construindo ao longo de décadas uma linguagem inconfundível. Trabalhando os temas clássicos, retrato, paisagem, estudo de figuras, marinhas e flores, quase sempre em grandes formatos, continua a tradição clássica de artistas eurpeus e americanos, como Manet, Matisse ou Hopper.

Katz começou a expor nos anos 50, quando o expressionismo abstrato era a força dominante na arte americana, primeiro na East Tenth Street, mudando-se depois para a 57th Street para trabalhar com Marlborough, e depois para Chelsea, onde trabalhou com a Pace/Wildenstein durante uma década.

Inicialmente encorajado e apoiado por De Kooning e Guston, Katz viria a desenvolver o seu trabalho em reação ao destes artistas e tornou-se conhecido como um dos percursores da Pop Art, movimento a que se juntaria nos anos 60.

Nasceu em 1927, em Brooklyn, Nova Iorque. Influenciou gerações de artistas, como David Salle, Peter Halley e Richard Prince, ou jovens pintores como Brian Calvin, Peter Doig, Elizabeth Peyton.

- Conhecer Alex Katz no seu estúdio de Nova Iorque.
- Entrevista para a Tate.

Sem comentários: