segunda-feira, 6 de agosto de 2012

"Arte", de Yasmina Reza, com encenação de António Feio


Nova atualização em 26 de fevereiro 2016:

Gravado em 1998, no Teatro de Nacional de S. João, “Arte” é um exercício crítico sobre a arte atual, construído em torno de um quadro branco, com riscas brancas transversais. A versão portuguesa teve encenação de António Feio, que também interpretou o papel de Sérgio.  José Pedro Gomes e Miguel Guilherme assumiram com brilhantismo os restantes papéis (Mário e Ivo, respetivamente).

Yasmina Reza nasceu em Paris em 1960 e escreveu “Arte” em 1994. O trabalho dos portugueses (destacando-se o de interpretação e encenação do saudoso António Feio, falecido em 2010) nada fica a dever a representações da mesma peça em França, logo em 1994 (com Fabrice Luchini, Pierre Vaneck et Pierre Arditi nos principais papéis) e noutros países, como a Grã-Bretanha, Rússia e Espanha (ver site da peça).

As preocupações artísticas eram uma faceta incontornável de António Feio. Em 1990,  encenou a peça “Vincent”, do ator e escritor americano Leonard Nimoy (mundialmente conhecido pela sua participação em "Star Trek", como Spock) , que foi reposta em 2005 (Teatro Villaret), sempre com Virgílio Castelo no principal papel. Estreada por ocasião do primeiro centenário da morte de Van Gogh, esta peça mostra “ a forma como as sociedades maltratam os artistas em vida".

Outro trabalho fantástico de dupla António Feio e José Pedro Gomes foi a peça “O que diz Molero”, de Dinis Machado, levado à cena no Teatro D. Maria II, em 1994.



António Feio em "O que diz Molero"


Ver a peça “Arte” no YouTube:

Parte 8/8: http://youtu.be/Qfg-njVyiEQ

"Arte" em 2016 (Teatro Tivoli e Teatro Sá da Bandeira)

Sem comentários: