quinta-feira, 27 de setembro de 2012

CALEIDOSCÓPIO - RUI MACEDO NO MUSEU GRÃO VASCO

Rui Macedo, "Equilibrium", óleo s/tela

Até 30 de setembro, decorre no Museu Grão Vasco, em Viseu, uma exposição de Rui Macedo intitulada “Caleidoscópio: instalação site-specific”. A exposição é composta por 93 pinturas distribuídas por 11 instalações pensadas e criadas para os espaços onde se mostram (site-specific), no seio da coleção permanente e tomando em conta as caraterísticas do museu. As instalações da sala do retábulo e da sala de pintura portuguesa do séc. XIX-XX são as mais impressionantes, seja pelo número de pinturas utilizadas seja pela temática, o Retábulo de Grão Vasco para a Sé de Viseu e Cabinet d´amateur, respetivamente. Como refere Miguel Caissotti, a exposição de Rui Macedo constitui “um desafio multifacetado, do mesmo modo que, nesta tipologia específica de apresentação de obras (o cabinet d’amateur), se misturam, tanto a função enciclopedista do Museu (que pretende reunir numa sala todas as obras de uma mesma época), como a mera afetividade e gosto pessoal do colecionador ou, ainda, o panorama de determinado género de pintura e a sua evolução em diferentes épocas (a paisagem, a natureza-morta, o retrato, os costumes, etc.) ”.

Rui Macedo nasceu em Évora em 1975. Vive e trabalha em Lisboa. Realiza obras de pintura/instalação site-specific para espaços museológicos, como o Museu de Évora (exposição “nimium ne credere colori”, outubro de 2010 a fevereiro de 2011) e o Instituto Valenciano de Arte Moderna “La totalidade imposible”, julho a setembro de 2011).

No dia do encerramento, pelas 17 horas, será apresentado o catálogo da exposição comissariada por João Bragança de Miranda.



Sem comentários: