sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Desenha'12 promove e divulga o Desenho português



Decorre até 15 de dezembro a 1ª edição da Trienal Movimento Desenho 2012, uma plataforma nacional de Desenho envolvendo dezenas de parceiros em diversas localidades, que visa divulgar o Desenho português e criar uma rede nacional de autores, associações, centros culturais, escolas, faculdades, fundações, galerias e instituições privadas e públicas num Movimento nacional pelo Desenho.
A ideia inicial deve-se a Ana Neves Guerreiro, artista plástica ligada à fundação da Art Assets, à qual se juntou Inês Bettencourt da Câmara (Mapa das Ideias), Cláudia Almeida, Patrícia Remelgado e Sofia Borges. São elas por assim dizer o núcleo difusor do Movimento de âmbito nacional.
A Trienal Desenha’12 não tem um tema, não se centra num único local. As referidas cinco comissárias articulam as iniciativas propostas por cerca de 130 parceiros independentes, entre os quais se contam instituições e associações culturais e artísticas, estabelecimentos de ensino superior artístico, galerias, câmaras municipais, grupos de teatro e bibliotecas municipais. Sem contar com as adesões espontâneas. Em Viseu, por exemplo, os alunos do 12º ano (Curso de Artes Visuais) da professora Joana Braguez fizeram desenhos rápidos de sorrisos para oferecerem às pessoas nas ruas. A lista completa dos parceiros (por ordem alfabética) e a respetiva programação (Agenda) pode ser consultada no site oficial ou na página de Facebook.

VER o vídeo promocional (“Em tudo há desenho”), produzido e realizado pela Trix.

Sem comentários: