segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

O meticuloso Barocci na National Gallery

Barocci, "Madonna del Popolo", 1575-79 (Galeria Uffizi, Florência). A composição, o pormenor e a cor, previamente estudados, conjugam-se admiravelmente nesta obra-prima do artista italiano.

De 27 de fevereiro a 19 de maio de 2013, a National Gallery vai mostrar em Londres um importante conjunto de obras de Frederico Barocci, pintor italiano falecido há 400 anos, conhecido pelo extremo cuidado com que elaborava as suas pinturas, desde o realismo das figuras à harmonia da composição, e particular sensibilidade para a cor.

Frederico Fiori, “Il Baroccio”, nasceu em Urbino em 1528 e aí faleceu em 1612. O influente Giovanni Pietro Bellori (1), na sua cruzada por uma arte ideal, guiada pela razão, considerou Barocci o mais importante pintor do seu tempo, juntamente com Carracci (2), que fizera renascer o ideal renascentista.

Entre as obras que estarão expostas, consta o famoso retábulo da “Última Ceia” (c. 1580, Catedral de Urbino), graças à colaboração de entidades italianas e apoio da Fundação Joseph F. McCrindle.

Juntamente com 14 retábulos e pinturas religiosas e 4 retratos, serão apresentados alguns desenhos preparatórios e esboços a óleo, revelando a imaginação fértil e o método de trabalho de Barocci – que chegava a ser obsessivo na preparação das suas obras, produzindo inúmeros estudos prévios utilizando meios e técnicas diversas – tendo chegado até aos nossos dias cerca de 2.000 desenhos de sua autoria.

Todos os artistas utilizavam métodos e estratagemas para visualizarem as cenas (os “quadros”) que pretendiam pintar. O método de trabalho de Barocci, divulgado por Bellori, consistia num exigente e complexo programa de oito passos, que o artista adaptava às particularidades de cada obra a realizar:


1 - Esboços para trabalhar a ideia original, estudando a organização da cena, a perspetiva e a pose de cada figura.
2 - Estudos a carvão de modelos vivos.
3 - Modelos em miniatura ou tamanho real para estudar os efeitos da luz e sombra nos volumes e drapeados dos tecidos.
4 - Estudo da composição, a guache ou a óleo, com a marcação das zonas de luz e sombra .
5 - Esboço em tamanho natural, usando pastel ou carvão.
6 - Esboço na tela.
7 - Estudos de cores e harmonia cromática a óleo antes e durante a pintura da obra.
8 - Pintura da obra.

Um trabalho meticuloso que conferiu particularidades únicas à sua pintura e inspirou outros artistas, como Rubens, que adotaram no todo ou em parte o método de trabalho de Barocci.

(1) - Giovanni Pietro Bellori (Roma, 1613-1696), o mais importante teórico da arte do seu tempo e biógrafo de grandes artistas, publicou em 1672 a sua obra mais relevante, “Le vitte de pittori, scultori et architetti moderni”.
(2) - Annibale Carracci (Bolonha 1560 - Roma, 1609), contemporâneo de Barocci, conjugava na sua pintura particularidades de pintura florentina e veneziana, versatilidade que caraterizou o barroco da Escola Bolonhesa.

National Gallery

Sem comentários: