segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Tadao Cern - Revelando a Verdade

Vincent Van Gogh, "Autoretrato", 1887, óleo s/tela / Tadao Cern, "Revealing the truth", 2012, fotografia digital


No verão de 2010, um jovem arquiteto lituano decidiu mudar algo na sua vida e tornou-se fotógrafo. Em pouco tempo, as experiências e projetos fotográficos de Tadao Cern fizeram sucesso nas redes sociais e conquistaram os adeptos da pintura com a obra “Revealing the truth” (Revelando a verdade), uma recriação digital do autorretrato de Vincent Van Gogh, pintado em 1887. Um vídeo permite comparar a fotografia retocada digitalmente com a imagem da pintura original e pode ler-se o seguinte texto no site de Tadao Cern:

“Há muito, muito tempo, um estranho pediu-me que fizesse o seu retrato… e eu fiz. Enviei-lhe a imagem e nunca mais tive notícias dele.
Não há muito tempo, vi uma pintura que me pareceu familiar. Então, percebi – era uma cópia da minha foto!
Fiz uma breve pesquisa e concluí que o tipo que desenhou (copiou) é bem conhecido…
O seu nome é Vincent Van Gogh e eu tive a sorte de fazer o seu retrato.
Pena foi que nunca me tivesse mencionado e eu perdi o seu contacto.
------
Explicação para aqueles que ficaram confusos: o texto acima é apenas uma piada (…).”

Sem comentários: