sexta-feira, 15 de março de 2013

Obras de Eduardo Nery no CISE

De 23 de março a 31 de agosto, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) vai mostrar em Seia um conjunto de obras de Eduardo Nery, recentemente falecido, entre as quais 2 desenhos que o artista ofereceu ao Município de Seia.

Datados de 1960, os desenhos inspiram-se nas paisagens rochosas da Estrela, evocando concretamente as formações rochosas da área dos Piornos e do Covão do Boi. Trata-se de duas obras da fase gestual inicial de E. Nery antes de enveredar pelo abstracionismo geométrico. Sucedendo a um momento de puro abstracionismo (1958-59), as suas “obras gestuais de temática cósmica” representam também um momento de pesquisa ao nível dos materiais (aguadas de tinta da China, guache preto, canetas de feltro) explorando as tensões entre a linha e a mancha, o desenho e a pintura. Algumas destas experiências poderão ser entendidas como paisagens, pela sugestão dos títulos (“Pântano”, 1960, “Cidade”, 1960) mas, em pouco tempo, as evidências da representação intensificam-se (“Montanha, 1962”) e clarificam-se (“Marinha”, 1963).

Nos anos 80, E. Nery regressa ao tema da paisagem (série “Paisagem: Re-construção”), agora entendida como construção – algo que pode ser desconstruído e recriado através de ilusões visuais simples, desde os jogos de perspetiva à diluição do todo em partes (e o que dele se vai assim perdendo), a paisagem como “invenção” do olhar.

Nota: as obras acima referidas podem ser vistas no site de E. Nery.

Sem comentários: