sábado, 27 de abril de 2013

Fernando de Azevedo - Ensaio e Crítica



Duas grandes personalidades da cena artística portuguesa do século XX, Fernando de Azevedo e José-Augusto França, (re)apresentam-se ao público a pretexto do lançamento de um livro de ensaio e crítica.

O artista surrealista Fernando de Azevedo (V. N. Gaia, 1923-Lisboa, 2002) estreou-se em exposições em 1943, na companhia de Vespeira e Júlio Pomar mas o seu nome ficou para sempre ligado ao movimento surrealista português, sendo cofundador do Grupo Surrealista de Lisboa (1947). O Grupo desfez-se em 1949 mas Azevedo continuou a expor as suas obras de inspiração surrealista e depois abstracionista, conciliando a atividade de artista com a de crítico, consultor artístico e gestor cultural – na direção do Serviço de Belas Artes da Fundação Calouste Gulbenkian, na presidência da Secção Portuguesa da AICA (Associação Internacional de Críticos de Arte) e como presidente da Sociedade Nacional de Belas Artes, de 1979 até à sua morte, em 2002.

É sobretudo esta faceta de crítico que se pretende destacar com este volume de “ensaio e crítica”, apresentado por um autor de referência no estudo das artes nacionais, José-Augusto França (n. Tomar, 1922), também ele ligado ao Grupo Surrealista de Lisboa, à Sociedade Nacional de Belas Artes e à FCG.

Em 2004, foi inaugurado em Tomar o Núcleo de Arte Contemporânea José-Augusto França, que inclui um importante conjunto de obras do surrealismo português.

Sem comentários: