domingo, 26 de maio de 2013

ArteMar 2013 no Estoril



Decorre até 15 de junho no Passeio Marítimo Cascais-Estoril a exposição de obras concorrentes ao Prémio de Escultura ArteMar Estoril 2013.

Organizada pela Câmara Municipal de Cascais em parceria com a Fundação D. Luís I e realizando-se desde 2008 (edição nº0, ainda sem concurso), a ArteMar Estoril tem por base um concurso aberto a artistas portugueses e estrangeiros, aceitando obras limitadas a 1.500 kg, realizadas em qualquer material desde que “incorporem materiais/resíduos provenientes do mar ou este esteja simbolicamente representado”.  Para além da “inequívoca qualidade estética”, as obras devem “reflectir as preocupações ambientais que estão hoje na ordem do dia”.

A ArteMar Estoril 2013 inclui ainda o “Ateliê do Mar”, principal objetivo é sensibilizar os alunos das escolas do concelho para a preservação ecológica do património marítimo.

Este ano, foram selecionadas 11 das cerca de 60 obras concorrentes. Um júri encabeçado pela curadora Luísa Soares de Oliveira atribuirá o prémio principal, no valor de 15 mil euros, havendo ainda outro prémio, no valor de 2.500 euros, o Prémio do Público (1), resultante da votação dos visitantes, no local, ou através de SMS gratuito (2).

As obras a concurso, por ordem do catálogo (VER CATÁLOGO) e ordem de votação (AME) – de acordo com informação da CMC:

AME 7 - “Matriz”, de António de Abreu
AME 8 - “Mensagem”, de Maria Eduarda Pedro
AME 10 - “O Abrigo”, de Filipe Pereira
AME 3 - “Jaquinzinho”, de João Mouro
AME 6 - “Mogos I e II ”, de Liliana da Silva Ferreira
AME 9 - “Tecido de Paisagem”, de Luís Simões
AME 5 - “Com3Paço”, de Maria Ferreira, Beatriz Palma e Maria Lourenço
AME 1 - “Ondas de Memória”, de Marta Lima
AME 4 - “Emergência de Almas”, de Nuno Malato
AME 11 - “Revolta”, de Susana Aleixo Lopes
AME 2 - “Olhos do Oceano”, de Urus Uscebrka e Milena Milosevic.

Histórico do ArteMar Estoril

2008 – Apenas se realizou a exposição, com 11 obras de 7 escultores convidados.

2009 – Prémio ArteMar: "Plastic World", da dupla Nuno Maya e Carolle Purnelle.
Esta escultura estará presente em 2013 na “Sculpture by the Sea”, na Austrália, que reúne artistas de todo o mundo. CATÁLOGO 2009

2010 - Prémio ArteMar ex equo: "Preservação da Fauna Marinha", do escultor António Nóbrega; "Invólucro" da escultora Manuela Pacheco; "Open Ocean" do escultor Uros Uscebrka. Prémio do Público (1866 votos): “A Lata”, Teresa Paulino. CATÁLOGO 2010

2011 - Prémio ArteMar: "Rubik’s Cube”, da autoria de Susana Anágua e Cristina Ataíde. Prémio do Público ( 64,61% dos votos): “O poder dos limites”, do mexicano Ricardo Fierro Jáureli. CATÁLOGO 2011.

2012 - Prémio ArteMar: "Catch me”, do escultor Fernando Almeida. Prémio do Público: “O Mar e Tu”, dos escultores Urus Uscebrka e Milena Milosovic (Sérvia/México). CATÁLOGO 2012.


(1) - Os prémios de artes plásticas atribuídos pelo público são na realidade muito antigos. Em Seia, por exemplo, tivemos a atribuição de um Prémio do Público em 1993, no Concurso Nacional de Pintura Prémio Tavares Correia, que distinguiu uma obra da artista local Ana Carvalhal, homenageada na ARTIS XI no início de maio. No entanto trata-se efetivamente de um aspeto distintivo do ArteMar Estoril, como se sublinha no respetivo catálogo.

(2) - Para votar, envie um sms (gratuito) para o número 3232, com o texto AME (espaço) seguido do número da escultura, pela ordem do catálogo. Ex: AME 1
As votações por SMS terminam no dia 15 de junho às 12h00.

Sem comentários: