quarta-feira, 24 de julho de 2013

As luminosas sinfonias visuais de Alberto D’Assumpção


Na Casa Municipal da Cultura de Seia

Alberto D'Assumpção, “Arco-íris”, óleo s/tela

Sedimentos de um céu perdido” é o título da exposição de pintura de Alberto D’Assumpção que decorre nas galerias da Casa da Cultura de Seia até 30 de agosto (1), um título recuperado de uma exposição na Livraria Barata em 2003, mas vou buscar à exposição anterior, na Galeria Vieira Portuense (2012), a expressão feliz que me parece intitular melhor a interessante obra do artista: “Sinfonia Luminosa”. “Sedimentos de um céu perdido” é uma excelente exposição mas, a meu ver, merecia um som ambiente adequado, que este tipo de imagens inevitavelmente sugere: experiências sonoras e musicais fraturantes da área da música estocástica (gerada por processos matemáticos) e eletrónica.

O imaginário de Alberto D’Assumpção explora o Universo de geometrias dinâmicas emergindo das profundezas escuras do cosmos, irradiando energia – luz e movimento. Tal como seu pai, Manuel Trindade D'Assumpção (1926-1969), possui um grande poder de composição e cromatismo, embora na área do abstracionismo geométrico, assim como esmerado domínio da técnica a óleo.

Alberto D’Assumpção nasceu em Lisboa em 1956 e reside em Ponte, Guimarães. Expõe regularmente desde 1989, dedicando-se em exclusivo à pintura em 1990.


É membro da Royal Society of Arts (RSA), de Londres. Com os artistas Adrian Bayreuther, Constantin Severin, Izabella Pavlushko, Olga Dmytrenko e Philippe Nault constitui o Grupo Internacional “3º Paradigma”. É igualmente membro da Sociedade Portuguesa de Autores, do International Illustrated Letter Writing Society, do grupo “Artists For Peace” e do “Archetypal Expressionism.

(1)-Sugere-se um contacto prévio com a Casa da Cultura pois vem constando que o seu horário de funcionamento vai ficar muito limitado em agosto (!!!) - Telf.: 238 310 293 / 238 310 230.

Sem comentários: