sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Artista censurado no Sardoal


Câmara Municipal alega “motivos de força maior” para cancelar exposição de desenho de Ricardo Cardoso [1] [2]

A exposição de Ricardo Cardoso no Centro Cultural Gil Vicente, na vila do Sardoal, com inauguração prevista para o passado dia 4 de dezembro, não chegou a abrir. O Presidente da Câmara viu as obras, não gostou e mandou cancelar a exposição. Os 10 desenhos sobre as atrocidades do século, que Seia viu na Artis XIII, foram retiradas das paredes do Centro Cultural por terem sido consideradas impróprias para a quadra natalícia. Em comunicado, a Câmara Municipal de Sardoal “esclareceu” que a exposição foi cancelada “por motivos de força maior”. Na sua página no Facebook, o artista deixou a seguinte declaração: “Já todos conhecem a minha atitude em relação à arte e à liberdade criativa, quer os ventos sejam favoráveis ou não. (…)  Não vou obrigar ninguém a gostar de ver os meus trabalhos, mas também não vou deixar de os fazer ou dar a conhecer porque é Natal.”

Todos concordamos que o Natal é uma quadra de ternura, fraternidade, convívio familiar, mas o mundo não para, muito menos os atropelos aos Direitos Humanos em todo o mundo, cristão e não cristão, que têm o seu Dia Internacional no início de dezembro. Precisamente por ser Natal, celebrando o nascimento do Salvador que os seus contemporâneos torturaram e pregaram numa cruz, não devemos esquecer as atrocidades mais recentes, cometidas pela Humanidade no século XX e início do século XXI, quando seria suposto os avanços tecnológicos e a democratização da cultura criarem um novo Homem, capaz de refletir com humanidade sobre o caminho andado e traçar novas rotas para o futuro. Mas há quem ache que o Natal deve ser uma “silly season” de final de ano, ignorando ou escondendo o que está mal para se sentir melhor.

Em 1914 achou-se por bem interromper a 1ª Guerra Mundial para celebrar o Natal mas as atrocidades cometidas por ambas as partes recomeçaram logo de seguida, com renovada violência. A 1ª Guerra Mundial vai longe, segundo sábias opiniões já terá começado a 3ª, mas a dor e a morte são idênticas. E o terror também. Não a violência e o terror dos filmes que os canais televisivos oferecem tradicionalmente a pequenos e graúdos durante a quadra natalícia, com caretas e sangue a fingir, mas o terror paralisante, o medo até de pensar, dar um passo, existir. Como fingir que não decorrem atualmente no mundo 12 guerras com mais de mil mortos por ano, a somar a milhares de vítimas anónimas do terrorismo internacional, às vítimas conhecidas das ditaduras ostensivas ou envergonhadas, às vítimas da exploração, da escravatura, da pobreza, da fome e da sede em todo o mundo, rico e pobre.

Quem conhece Ricardo Cardoso e acompanha a sua obra sabe como estas temáticas são importantes para ele, refletindo-se nos seus trabalhos artísticos. A exposição no Sardoal, composta por 10 dos desenhos realizados na Artis XIII – Festival de Artes Plásticas de Seia, sobre os horrores da humanidade do século XX e início do século XXI, pretendia atrair olhares e consciências dando rostos e nomes ao terror, levantando a questão mais sensível do nosso tempo: “que futuro queremos para a Humanidade?” Uma pergunta mais do que pertinente, urgente nos dias de hoje, com populações inteiras em movimento pelo globo, fugindo dos seus países devastados pela pobreza e pela guerra, e com a ameaça crescente do terrorismo, criado e alimentado por interesses obscuros, utopias cegas e crenças fanáticas.

Por tudo isto não faz sentido censurar a arte ou os artistas como se alguém ou alguma instituição tivesse, por iniciativa própria ou “por motivos de força maior”, o “dever” de proteger os cidadãos de tanto mal exorcizado no papel, afastando a “pobre gente” da visão dos medos desvairados que muitos artistas já não suportam dentro das cabeças e que existem cá fora – está visto pelos atentados no coração da Europa – e estão agora a ser atirados sem piedade, como flechas mortais, ao coração de cada um de nós.


10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos

[1] Publicado no jornal Porta da Estrela nº 1023, 16 de dezembro 2015
[2] A 15 de dezembro foi anunciado que a CM do Sardoal aceitou acolher a exposição de Ricardo Cardoso no Centro Cultural Gil Vicente em janeiro 2016.

Entretanto, recordo aqui a realização de alguns desses trabalhos na Artis XIII, em maio 2015.






Sem comentários: