terça-feira, 1 de maio de 2012

Artistas do Grupo 9



Encontra-se patente na Galeria AoLado (Instituto Politécnico de Beja), até 18 de maio, uma exposição coletiva de cerâmica e pintura do Grupo 9.
O Grupo 9/Coetus novem formou-se recentemente para congregar esforços individuais e promover o debate e a troca de experiências em torno da diversidade artística. O 9 deve-se ao número inicial de artistas, por assim dizer o “núcleo fundador”. Atualmente, o grupo conta com 11 elementos que desenvolvem trabalho nas áreas da Pintura, Escultura e Cerâmica: Chi Pardelinha, Florentina Resende, Hermínia Cândido, Manuela Carmo, Manuel Carvalho, Manuela Taxa, Maria João Cunha, Maria Rafael, Paulo Medeiros, Silvestre Raposo, Sérgio Reis.
Com formações artísticas diversificadas e percursos consolidados, estes artistas pretendem expor em conjunto em vários pontos do país e no estrangeiro. Alguns deles dedicam-se igualmente à escrita. Outros, são professores, com larga experiência na área do ensino artístico. Silvestre Raposo é professor universitário. Manuela Taxa vem da área da música erudita.

O Grupo 9 apresentou-se recentemente numa exposição online “Quarto escuro”, de 2 a 30 de abril 2012.

Texto de Paulo Medeiros no blogue Artes Vivas.


CHI PARDELINHA

Nasceu em Gouveia em 1956. Reside em Vila Real desde 1986.
Escola de Artes Decorativas António Arroio, Lisboa.
Professora. Dedica-se à pintura e tapeçaria contemporânea.
Membro de L’Académie Européenne des Arts desde 2006.
Expõe desde 1983, tendo participado em exposições coletivas em Portugal (Lisboa, Amadora, Vila Real, Vila Nova de Gaia, Porto) e no estrangeiro (Nova Iorque* – EUA, São Paulo – Brasil, Londres* – GB, Paris* - França). Expõe individualmente desde 1999. Realizou exposições individuais em Vila Real, Vinhais, Santa Marta de Penaguião, Vidago, Póvoa do Varzim, Tabuaço, Alijó, Vila Nova de Cerveira, Torre de Moncorvo, Bragança, Vimioso.
Desde 2010, editou uma serigrafia e algumas litografias. Autora da capa e ilustrações de algumas publicações.
*Com o apoio da Galeria Waylight.

Blogue Chi Pardelinha.


FLORENTINA RESENDE

Nasceu em Matosinhos em 1950. Reside em Viseu.
Formação artística em Artes Plásticas e História da Arte, na Cooperativa Artística Árvore, no Porto. Estagiou em Lyon, França.
Participou em mais de duas centenas de exposições individuais e coletivas no país e no estrangeiro, tendo obtido prémios de pintura em Paris, Bruxelas, Viena de Áustria, Malta, Oliveira do Hospital, Vieira do Minho, Moreira da Maia, e uma Menção Honrosa na VII Bienal da Vidigueira.
Encontra-se representada na Galerie Thuillier, Paris, e Galleria Oldrado da Ponte, Itália.

Blogue Florentina Resende


HERMÍNIA CÂNDIDO

Nasceu em Massarelos, Porto, em 1956. Reside no Porto.
Curso do Instituto Superior de Educação. Participou em diversas exposições coletivas.


MANUEL CARVALHO

Nasceu em 1960 na Vidigueira, onde reside.
Técnico da Câmara Municipal da Vidigueira na área sócio cultural.
Desenvolve trabalho de desenho, pintura, fotografia e cerâmica, utilizando várias técnicas e suportes.
Participou em diversas exposições individuais e coletivas de cerâmica em: Vidigueira, Vila de Frades, Évora (Hotel D. Fernando, Hotel da Cartuxa), Lisboa (Arte da Terra, Casa do Alentejo, Bolsa de Turismo de Lisboa, Inatel), Beja /Galeria Aberta), Macau, Moura, Vendas Novas, Alvito, Vila Verde de Ficalho, Serpa (Posto de Turismo), Portel, Viana do Alentejo, Almada, Cuba, e Zafra – Espanha.
Está representado em várias coleções particulares.


MANUELA TAXA

Nasceu em Matosinhos. Reside no Porto.
Curso do Conservatório de Música do Porto. Curso livre de Pintura com a professora Laura Costa.
Professora de Música. Em 1988, integrou o Círculo Portuense de Ópera.
Expõe regularmente desde 2005, tendo participado em exposições coletivas no Porto, Marinha Grande, Ramalde – Porto, Marco de Canavezes, Museu Municipal de Espinho, São Bartolomeu de Messines. Expõe individualmente desde 2006. Realizou exposições individuais no Porto (Casa da Avó, Galleria G’s Collection, Palacete dos Viscondes de Balsemão, VivaCidade – Espaço Criativo, Hotel Eurostars das Artes), Lavra – Matosinhos, Vila Nova de Famalicão, Guimarães (Galeria São Mamede e Paço dos Duques), Lordelo – Paredes.
Prémios: História da Música (F.C.G., 1960); prémio de pintura a óleo na Casa de Portugal, São Paulo – Brasil (1977).


MARIA JOÃO CUNHA

Exposições individuais no Porto (“Fases Interiores”, Clube Literário do Porto, 2010) e Vila Nova de Gaia (“Os 4 Elementos e a Expressão Humana”, Hotel Yeatman, 2011).

Exposição “Fases Interiores” (2010)


MARIA RAFAEL

Nasceu em 1950 no Porto, cidade onde reside.
Cursos de Pintura, Desenho com Modelo e História de Arte Contemporânea da Cooperativa Artística Árvore, Porto.Membro de várias associações de artistas plásticos em Portugal e Itália.
Expõe desde 1989, tendo participado em mais de uma centena de exposições coletivas, destacando-se as realizadas em: Cooperativa Artística Árvore, Fundação Eng. António de Almeida, Centro Cultural de Belém; Fundação AMI – Cadeia de Relação do Porto, Fundação Cupertino de Miranda, Expo/98, Museu da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Casa Museu Teixeira Lopes, III Bienal do Rotary Clube da Maia – Fórum da Maia, Euroarte – Porto 2001, Museu Abel Manta – Prémio Abel Manta de Pintura (2008), Madeira Internacional Art Biennal -2008. 
Participou em exposições e feiras de arte internacionais em Espanha, Itália, Brasil e USA.
Realizou 9 exposições individuais.
Representada em coleções públicas e particulares no país e no estrangeiro.
Mencionada no “Anuário de Artes Plásticas”, “Livro de Ouro da Arte Contemporânea em Portugal 2006” e no “Contemporary Artists of the World” 2008-2009.

Joker Art Gallery.

PAULO MEDEIROS

Nasceu em Moçambique em 1965. Reside em Viseu.
Licenciado em Educação Visual.
Realizou a primeira exposição individual em 1988, na Galeria FAOJ, Viseu. Desde então, tem mostrado individualmente o seu trabalho em diversas localidades, com regularidade. Entre as inúmeras exposições coletivas em que participou, destacam-se a Bienal de Vila Nova de Cerveira, 2007 e para a 7ª Bienal de Artes Plásticas da Marinha Grande, 2008.


Ver entrevista a Paulo Medeiros (DivulgARTE): Parte 1 /Parte 2 / Parte 3 / Parte 4

Blogue Paulo Medeiros

SILVESTRE RAPOSO

Nasceu em Vila Nova de S. Bento, concelho de Serpa. Reside em Beja.

Licenciado em Artes Plásticas Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.

Professor de Design Gráfico nas Pós Graduação do INUAF-Instituto Universitário Dom Afonso III em Loulé.
Sócio da Associação Portuguesa de Poetas, da Associação Cultural Cuid’Arte e membro do Grupo G90. Membro da Academie Européenne des Arts – Bruxelas.
Comissário de inúmeras Exposições, foi Diretor das Galerias Municipais de Arte em Moura e Mourão, onde organizou e dirigiu mais de 80 Exposições.
Autor inúmeros trabalhos, de Pintura, Fotografia, Design e algumas Esculturas, de onde se destacam: o Painel de Pintura do Serviço de Finanças de Mourão, as telas da Caixa Agrícola de Aljustrel, as Peças Escultóricas dos “Prémios Salúquia às Artes” da Câmara Municipal de Moura e do “Prémio ao melhor aluno” do Instituto Universitário Dom Afonso III de Loulé, bem como, vários Logótipos e algumas capas e ilustrações em livros.
Participou em mais de uma centena de exposições individuais e coletivas, entre as quais destaca: Galeria Nova Era (Faro); Galeria ARC 16 (Faro), Casa da Cultura de Loulé; Galeria Escudeiros (Beja); Semana do Alentejo (Sacavém); "Les Couleurs d'Oeillets", evocativa dos 25 anos do 25 de Abril (Bobigny, Paris); Escola Superior de Educação (Beja); Viana do Castelo; Museu da Água (Lisboa); Hotel Quinta do Lago (Almansil); Fotografia no Espaço VOL (Serpa); Arte na Planície (Monte do Cortiço- Montemor-o-Novo); Retrospectiva 25 anos de carreira (Vila Nova S. Bento e Serpa); Casa Museu João de Deus de S. Bartolomeu de Messines; Salão das Artes (Vidigueira); Fotografia em Aracena, Espanha; Arquivo Histórico em Vila Real de Santo António.
Galardoado com alguns prémios, em Fotografia, Artes Plásticas e Design.
Está representado na Fundação Cupertino de Miranda, na Caixa de Crédito Agrícola de Aljustrel, no Serviço de Finanças de Mourão, na Casa da Cultura Miguel Hernandez de Rosal de Ia Frontera. Espanha, no Município da Vidigueira e em inúmeras colecções particulares em Portugal, Espanha, Brasil e México.
Autor dos livros de poesia “Nas margens do sonho” e “Caminhos de terra e mar” e do livro de fotografia “Moura – Contrastes de luz”. Poemas seus foram incluídos nos Vol. XI e Vol. XIII da Antologia “Poiesis” (Editorial Minerva) e, dois contos, nas coletâneas “Laços de Palavras” e “Inquietações” (Editorial Minerva).

Blogue Ravalusi.Arte
Blogue Silvestre Raposo


SÉRGIO REIS

Nasceu em Lisboa em 1958. Reside em Seia.
Formado pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.
Expõe individualmente desde 1987. Exposições individuais mais recentes: “Esta Gente”, Pintura, Museu Serpa Pinto (Cinfães, 2011); Pintura, Posto de Turismo da Moita (2011); “Os Grandes Transparentes”, Pintura, Casa da Beira Alta (Porto, 2010); “A Casa do Mundo”, Pintura, Museu Municipal de Resende (2010).
Participou em diversas exposições coletivas de desenho, pintura, cerâmica e arte postal em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Itália, Alemanha, Suíça, Holanda, Japão, EUA, Canadá, as últimas das quais: O Corpo (Seia, 2011); GóisOrosoArte’11 (Góis, 2011); V Bienal de Pintura – Prémio Joaquim Afonso Madeira (Alhos Vedros, 2011); Prémio Abel Manta de Pintura (Gouveia, 2011); ARTIS X (Seia, 2011); AGIRARTE 13 (Oliveira do Hospital e Tábua, 2010); I Bienal de Artes Plásticas de Penedono (2010); GóisArte’10 (2010).
Co-fundador da Associação de Arte e Imagem de Seia. Organizou os Encontros de Arte’93 em Seia, a Exposição Nacional de Desenho – Prémio Tavares Correia (1996), a I Exposição Internacional de Arte Postal sobre Cinema e Ambiente (CineEco’99, Seia, 1999), as I e II Exposições Coletivas dos Artistas Senenses (1999, 2000) e as ARTIS - Festa das Artes em Seia I, II, III, IV (2001 a 2004).
Artista homenageado na ARTIS 7 – Festa das Artes e Ideias em Seia (Maio de 2008). Em Julho do mesmo ano, recebeu a Campânula de Mérito Cultural Municipal atribuído pela Câmara Municipal de Seia.
Prémios: Prémio Município de Oliveira do Hospital na AGIRARTE 12 (Oliveira do Hospital, 2009); 1º Prémio (Pintura) da I Bienal de Artes Plásticas de Penedono (2010).
Publicou os livros de poesia “O Muro Atrás das Costas” e “Os Lugares Oscilantes”. Representou Portugal no projeto “SOS Poesia” (Veneza, 1993).

Blogue Artes Vivas

Sem comentários: